Ciro Gomes, candidato do PDT à Presidência, cancelou a participação em agendas públicas de quinta-feira (27), após passar por um procedimento cirúrgico. Ciro deu entrevista por telefone de sua casa, em São Paulo, para a Rádio Jornal do Recife, de Pernambuco, pela manhã.
O candidato também fez postagem dizendo que não terá agenda de rua, mas que conversaria com os eleitores pelas redes sociais. “Oi turma boa! Como vcs sabem, ainda estou me recuperando de uma pequena cirurgia que fiz. Portanto hoje ainda não tenho agenda na rua, mas vou conversar sobre propostas por aqui com vocês”, escreveu ele no Twitter.
Na entrevista à rádio de Pernambuco, Ciro foi questionado sobre qual candidato preferiria enfrentar em um eventual segundo turno. Ele afirmou que prefere enfrentar Fernando Haddad (PT). “Claro que eu deveria dizer venha quem vier, mas o Brasil precisa se proteger do poço sem fundo do Bolsonaro. Uma disputa entre eu e o Haddad seria uma disputa entre dois democratas, entre duas pessoas respeitáveis, entre duas pessoas que respeitam a democracia. […] Independentemente de ser mais fácil para mim derrotar o Bolsonaro, eu preferia, para proteger o Brasil, que fosse eu com Haddad.”
Agenda cancelada
O candidato seguiu em recuperação nesta sexta-feira (28), mas sem definição sobre sua agenda.
Na quinta-feira (27), ele faria campanha em quatro cidades mineiras: Uberaba, Uberlândia, Divinópolis e Belo Horizonte. “Estou bem firme. Amanhã [sexta] vou ter que cancelar. Mas logo em seguida eu volto lá”, afirmou Ciro na quarta-feira.
Ciro viajaria para o Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina nesta sexta-feira.
Procedimento
Ciro deu entrada no hospital Sírio-Libanês na noite de terça-feira (25) com sangramento urinário relacionado ao crescimento benigno da próstata. Ele teve alta por volta das 16h de quarta-feira (26), e seguiu para o debate do SBT/Folha de S.Paulo/UOL.
Ciro foi “submetido a uma intervenção cirúrgica de menor porte com cauterização das áreas hemorrágicas”, conforme relatado em boletim médico divulgado pelo hospital. O procedimento foi endoscópico, sem corte, e durou 30 minutos.
Ele não passou pela UTI (Unidade de Terapia Intensiva), ficou no quarto, pode comer normalmente, de acordo a equipe médica coordenada pelo doutor Roberto Kalil Filho e doutor Miguel Srougi.
Na terça-feira, Ciro fez campanha na Baixada Fluminense pela manhã e, em seguida, foi para São Paulo. A assessoria do candidato disse que Ciro sentiu um leve desconforto.
