Ícone do site Jornal O Sul

Clubes da Série B pedem ajuda à CBF e querem fim da gestão comercial das ligas

Reunião com 17 clubes cobra apoio financeiro imediato e mudança na condução da competição a partir de 2026. (Foto: Jô Marconne/CBF)

Insatisfeitos com os repasses financeiros das ligas Libra e LFU, os clubes da Série B se reuniram na quarta-feira (22) com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para solicitar ajuda emergencial e a retomada da gestão comercial da competição a partir de 2026. O encontro, realizado no Rio de Janeiro, contou com representantes de 17 dos 20 clubes da divisão. Cuiabá, Chapecoense e Amazonas não participaram por problemas com voos.

A principal queixa dos dirigentes é o abandono da Série B pelas ligas, que concentram esforços e investimentos na elite do futebol nacional.

“A liga só prestigia a Série A. A Série B está abandonada. A pior coisa que eu fiz foi assinar esse esquema de liga aí”, afirmou José Álvaro Góes, presidente do Operário-PR, à Rádio Lagoa Dourada. O clube paranaense é filiado à LFU.

Segundo Góes, a reunião foi considerada “muito proveitosa” e trouxe promessas concretas da CBF. A entidade teria se comprometido a assumir a organização comercial da Série B entre 2026 e 2028, além de oferecer uma ajuda de custo ainda neste ano. Também foi sinalizado o pagamento antecipado da primeira parcela da Copa do Brasil, previsto para dezembro.

A possível retomada da Série B pela CBF pode impactar diretamente os acordos financeiros das ligas com investidores, já que os direitos comerciais da segunda divisão, mesmo com valores inferiores aos da Série A, têm sido utilizados como parte dos pacotes de negociação.

 

Sair da versão mobile