Ícone do site Jornal O Sul

Cobertores para doação formam tapetes de Corpus Christi em Porto Alegre

Cobertores são usados como tapetes em procissão de Corpus Christi em Porto Alegre. (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)

A Arquidiocese de Porto Alegre  uniu a celebração de Corpus Christi a uma ação concreta de caridade. Este ano o caminho foi feito de cobertores que, após a solenidade, serão doados pelas 83 paróquias da Capital e pela Pastoral Carcerária a presídios gaúchos. A meta era arrecadar 1.660 cobertores.

A missa, celebrada na Catedral Metropolitana, reuniu cerca de 5 mil fieis no entorno da Praça da Matriz, conforme a EPTC. A proposta de unir a festa de Corpus Christi à ação  de caridade, dentro do Ano da Misericórdia, surgiu no ano passado. Dessa forma, observa o coordenador arquidiocesano de Liturgia e pároco da Paróquia São Pedro, de Porto Alegre, padre Luciano da Costa Massullo, é valorizado o trabalho que as comunidades realizam durante todo o ano.

Pelo interior do Estado

Uma missa seguida de procissão na manhã de hoje, na Praça da Dona Mocinha, no bairro Niterói, marcou a celebração de Corpus Christi, em Canoas. Em São Leopoldo, no Vale do Sinos, o tradicional tapete de de serragens ganhou um tom político. Fieis da Igreja Católica aproveitaram as celebrações para o dia de Corpus Christi para chamar a atenção para a política.

Em Canela, fieis realizaram o percurso de 7 quilômetros da Catedral de Pedra até o Santuário de Caravaggio, no bairro Saiqui, para homenagear Nossa Senhora de Caravaggio. A Missa Campal, presidida pelo bispo diocesano Dom Zeno Hantenteufel, foi também alusiva ao Corpus Christi, já que neste ano a data coincidiu com o dia de Maria de Caravaggio. A 56ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio segue nesta sexta-feira, dia 27, com a Procissão Luminosa, às 19h no Santuário. Sábado, a programação será dedicada para as crianças e no domingo, haverá a Romaria Motorizada.

Sair da versão mobile