Ícone do site Jornal O Sul

Colégio Eleitoral confirma Trump como novo presidente dos EUA

Donald Trump em uma arena de Hershey, na Pensilvânia, em imagem de arquivo. (Foto: Reprodução)

O Colégio Eleitoral dos Estados Unidos confirmou oficialmente nesta segunda-feira (19) a eleição do republicano Donald Trump como presidente dos EUA, informou a agência de notícias Associated Press. A posse será no dia 20 de janeiro.

A eleições foram realizadas no dia 8 de novembro. Nos Estados Unidos, a votação não é direta, mas funciona através do Colégio Eleitoral, um processo complexo, que envolve os 50 Estados.

O candidato vencedor em cada unidade federativa é representado no Colégio Eleitoral por uma chapa de delegados – o número de delegados estaduais é proporcional à população regional. Do total de 538 delegados eleitos, o candidato precisa do apoio de 270 para se eleger presidente.

As reuniões do Colégio Eleitoral ocorreram nesta segunda em todos os Estados e no distrito de Columbia. Nelas, os 538 delegados depositaram seus votos oficiais para presidente e vice-presidente.

Ataques cibernéticos

Os e-mails vazados revelaram detalhes de alguns dos discursos pagos de Hillary a Wall Street, desavenças dentro do partido e críticas internas sobre o uso que a candidata fez de um servidor de e-mails privado quando era secretária de Estado. As revelações provocaram reportagens constrangedoras e levaram algumas autoridades do partido a renunciar.

Trump e sua equipe rejeitam as alegações de inteligência sobre uma interferência russa, acusando os democratas e seus aliados de tentarem minar a legitimidade de sua vitória eleitoral. As autoridades russas têm negado as acusações de interferência no pleito.

Sair da versão mobile