Ícone do site Jornal O Sul

Colômbia planeja legalizar a venda de maconha medicinal

Norma permitirá o comércio da planta. (Foto: Marcelo Min/Folhapress)

O ministro da Justiça da Colômbia, Yesid Reyes, afirmou nessa quinta-feira que o país tem planos de legalizar o cultivo e a venda de maconha para fins medicinais. Reyes fez o anúncio durante uma entrevista à Rádio Caracol. O ministro afirmou que as novas regulações serão apenas para uso médico e científico. A notícia foi recebida com surpresa no país, que tem longo histórico de alinhamento com as políticas norte-americanas de supressão do cultivo, venda e consumo de drogas ilícitas.

A nova norma incluiria a Colômbia em uma onda de mudanças na atitude dos governos em relação à maconha, o que tem impulsionado esforços para a legalização em países como o México e o Chile. No início de outubro, o Uruguai anunciou ter escolhido as empresas privadas que vão produzir a maconha controlada pelo Estado, que deve começar a ser vendida no ano que vem – inclusive para uso recreativo. Tribunais colombianos já haviam descriminalizado a posse de pequenas quantidades da maconha para uso pessoal.

As novas regras permitirão a produção comercial da planta. O ministro da Saúde, Alejandro Gaviria, declarou à Rádio Blu que, um dia, o país poderá vir a exportar produtos derivados da maconha. (Folhapress)

Sair da versão mobile