Ícone do site Jornal O Sul

Com falatório sobre impeachment, Dilma ameniza broncas, mantém rotina de exercícios e cuida da aparência

Mais vaidosa, presidenta tem dado atenção a roupas, acessórios e maquiagem. (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Enfrentando ameaça de abertura de processo de impeachment, a presidenta Dilma Rousseff viveu, nos últimos dez dias, uma prova de nervos. Em meio à turbulência, estava “tensa, mas firme”, de acordo com o relato de pessoas que estiveram com ela. O período de maior preocupação foi entre sábado e segunda-feira da semana passada, quando o governo dava como certa a deflagração de seu impedimento na Câmara dos Deputados.

O calvário começou no dia 6 deste mês, véspera da votação das contas de 2014 pelo TCU (Tribunal de Contas da União), que acabou aprovando parecer pela rejeição. Assessores próximos relataram que Dilma desmarcou compromissos e focou exclusivamente nas conversas com o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, e com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

O cenário mudou na última terça-feira, quando o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki concedeu liminar suspendendo o rito estabelecido pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para o andamento do pedido de impeachment. Nesse momento, a presidenta ficou “confiante”, segundo ministros, de que o processo no Congresso para derrubá-la não vai prosperar.

Apesar de o núcleo mais próximo da mandatária repetir que ela está “ótima”, um auxiliar disse ter notado mudanças em seu comportamento. Dilma costumava ser criticada por não ouvir. Também não se ouve mais relato das famosas broncas em seus ministros e assessores.

A presidenta se manteve fiel às pedaladas diárias. Na semana passada, só deixou de praticar o exercício uma vez. Ela emagreceu 13 quilos desde o ano passado, fazendo dieta e exercícios. E tem se mostrado mais vaidosa. Trocou a estilista Luisa Stadtlander por Juliana Pereira, mais jovem e moderna. Ambas são gaúchas.

A chefe do Executivo tem preferido usar roupas mais coloridas. Quem a conhece há mais tempo afirma que é novidade a atenção que Dilma tem dado para o visual, acessórios e maquiagem. O bem-estar gerado pelo emagrecimento igualmente tem sido pauta de conversas da presidenta com seus auxiliares. Ela cobra de quem é sedentário e acima do peso que faça dieta e comece a malhar. (AG)

Sair da versão mobile