Ícone do site Jornal O Sul

Com mais de 40 anos na política, o ex-ministro preso esta semana, Henrique Eduardo Alves, foi deputado federal por 11 mandatos consecutivos, eleito pela primeira vez aos 22 anos

Henrique Eduardo Alves (D) em momento de descontração com políticos. (Foto: AG)

Com mais de 40 anos na política, Henrique Eduardo Alves, preso na manhã da última terça-feira (6) em uma operação subsidiária à Lava-Jato, foi deputado federal por 11 mandatos consecutivos. Eleito pela primeira vez aos 22 anos pelo então MDB, Henriquinho, como é conhecido, jamais deixou o partido. E ao longo de sua carreira, foi se consolidando no núcleo duro do PMDB na Câmara, espaço que dividiu com o presidente Michel Temer e os ex-deputados Eduardo Cunha, Geddel Vieira Lima e Eliseu Padilha.

A proximidade com Temer era explícita. Foi o atual presidente que conseguiu, junto à então presidente Dilma Rousseff, que ele assumisse o comando do Ministério do Turismo, depois de ter ficado sem mandato. A petista resistia à indicação de seu vice e cozinhou Henrique durante meses, mas acabou cedendo.

Em 2013, foi eleito presidente da Câmara, tornando-se então o terceiro na linha sucessória da Presidência da República. Antes de terminar o mandato, ele se licenciou para ser candidato ao governo do estado, em 2014, mas foi derrotado.

Henrique Eduardo Alves deixou o governo Dilma quando seu partido rompeu com a petista, já na esteira do processo de impeachment que a tirou do Poder, e retornou ao mesmo cargo quando Temer assumiu o Palácio do Planalto. Sua permanência na nova gestão foi curta. 40 dias após tomar posse, pediu demissão por ter sido citado em delação do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Segundo o delator, o então ministro tinha recebido R$ 1,5 milhão em propina. Aliados de Alves no Rio Grande do Norte contam que sua prisão já era esperada. Desta vez, foi a delação da Odebrecht que subsidiou o pedido de prisão contra o potiguar.

O ex-deputado foi alçado à vida política pelo pai, Aluízio Alves, deputado cassado na ditadura. Já na redemocratização, Henrique Eduardo Alves participou, ao lado de Ulysses Guimarães, da Constituinte que elaborou a Constituição.

 

Sair da versão mobile