A PF (Polícia Federal) deflagrou nesta terça-feira (18), a Operação Refúgio contra um esquema internacional de tráfico de drogas. A PF cumpre 13 mandados de prisão temporária e 12 de busca e apreensão. Até a publicação desta matéria, cinco investigados haviam sido presos.
Os mandados judiciais estão sendo cumpridos na capital paulista, Guarulhos e Itapevi, na Grande São Paulo, e também nas cidades de Extrema, em Minas Gerais, e Itajaí, em Santa Catarina. Todos os mandados foram expedidos, a pedido da PF, pela 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo.
O inquérito policial teve início em abril deste ano, a partir de uma cooperação policial internacional com a agência antidrogas norte-americana sobre a atividade de um grupo de sérvios que estaria enviando drogas para a Europa, a partir do Porto de Santos (SP).
As investigações da PF apontam que o grupo estaria ligado a um grande narcotraficante sérvio. O esquema articulava a compra de cocaína a partir da cidade de São Paulo e promovia a remessa da droga à Europa pela via marítima, utilizando os portos de Santos e Navegantes (SC).
Os investigados presos serão indiciados e responderão pelos crimes de tráfico de drogas e associação internacional para o tráfico de drogas, com penas de 3 a 15 anos de prisão.
A operação tem o nome de Refúgio em razão de um dos alvos ter pedido permanência no Brasil com pedido de refúgio, utilizando-se de documentos falsos.
Viracopos
Um passageiro foi detido no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), por suspeita de tráfico internacional de drogas. Ele pretendia viajar para a França e com ele foi apreendido 1,6 kg de cocaína, segundo a Receita Federal, que fez a primeira abordagem.
O homem de 28 anos se deslocou da capital paulista até o terminal como usuário de um serviço de transporte por aplicativos. A droga apreendida estava embalada e presa às pernas dele. Ainda de acordo com a Receita, o suspeito admitiu ter ingerido 70 cápsulas com o entorpecente. Ele foi encaminhado para a delegacia da PF, onde o caso será investigado.
Minas
A Polícia Civil de Minas Gerais realizou na segunda-feira (17) a continuação da operação “Droga de Elite” que visa acabar com o tráfico de drogas de alto custo nas cidades do Carmo do Paranaíba e Patos de Minas, no Alto Paranaíba. Ação já passou por três fases e, até o momento, 13 pessoas já foram rendidas.
Na segunda, os policiais flagraram dois indivíduos, de 23 e 24 anos, e apreenderam uma adolescente de 16 anos. Com eles foram apreendidos dois pacotes de haxixe, que fracionados renderiam cerca de 40 porções, além de uma bucha de maconha, cocaína e material para comercialização das drogas.
Eles foram conduzidos à delegacia e os dois jovens foram autuados por tráfico de drogas. A menor foi liberada ao responsável legal.
