O iPhone SE, celular recém-lançado da Apple, é uma combinação entre o design do iPhone 5S e o processamento do iPhone 6S. Com desempenho potente, o smartphone foi fabricado para agradar aos consumidores que preferem um telefone com tela menor (4 polegadas). Para completar, o preço mais baixo, de 399 dólares (cerca de 1,4 mil reais), promete fazer do iPhone SE um bom modelo para comprar.
Para quem já é dono de um iPhone 5 ou 5S e pretende comprar o novo iPhone SE, é possível também aproveitar os acessórios que já usa no celular, como capinhas, lentes, fones e carregadores portáteis. Por ter o mesmo design, pode-se reaproveitar itens e economizar na hora de investir em novos acessórios.
Capinhas e bumpers.
A Apple trouxe de volta o design dos iPhones 5 e 5S. O objetivo da fabricante é agradar aos usuários que preferem smartphones menores, que cabem melhor nas mãos e no bolso. Felizmente, isso resultou em um efeito positivo: capinhas e bumpers desenvolvidas para o iPhone 5 e para o iPhone 5S também são compatíveis com o iPhone SE.
Dessa maneira, quem já possui um iPhone 5S, por exemplo, pode comprar o iPhone SE e continuar usando as suas cases antigas normalmente.
Cabos e carregadores.
Desde o iPhone 5, lançado em 2012, a Apple tem utilizado a entrada Lightning no iPhone. Esse tipo de entrada é bem menor que a anterior, com 30 pinos. A estrutura ocupa menos espaço do corpo do celular, o cabo tem ponta simétrica, que pode ser encaixada de qualquer lado.
Com o iPhone SE não seria diferente, a porta Lightning também se faz presente. Com isso, dá para continuar usando o cabo do iPhone antigo – a partir do iPhone 5 – no iPhone SE. Para se precaver, é aconselhável guardar o cabo novo na caixa, para usá-lo em caso de perda ou qualquer outro problema no acessório mais velho.
Fones de ouvido.
Apesar dos rumores de que a Apple estaria desenvolvendo uma nova entrada para fones de ouvido, que seria menor e mais fina, não foi com o iPhone SE que a empresa estreou o novo padrão. O SE continua utilizando a porta P2, de 3,5 milímetros, para o encaixe dos fones de ouvido. Isso o torna compatível com basicamente todos os fones de ouvido comercializados atualmente em diversos lugares do mundo.Desta forma, é possível reaproveitar tanto o fone de ouvido padrão que veio com o iPhone antigo quanto qualquer outro fone.
Películas.
A tela é uma das partes mais vulneráveis de um smartphone, sensível a acidentes como arranhões e trincados. O uso de películas protetoras, com isso, é uma prática comum. Com a chegada do iPhone SE, as películas feitas para os iPhones 5 e 5S também poderão ser usadas. Os três aparelhos da Apple têm o mesmo tamanho de tela, ou seja, 4 polegadas, o que torna compatível o uso de acessórios desse tipo.
Lentes para a câmera.
A câmera do iPhone SE ganhou algumas melhorias. O sensor saltou de 8MP para 12MP, com direito às Live Photos, as imagens em movimento, que lembram GIFs ou vídeos curtos. Apesar disso, o formato e a localização do componente são os mesmos das versões mais antigas, o que permite reaproveitar lentes e outros equipamentos de câmera do iPhone 5 e do iPhone 5S. (AG)