Começa neste sábado (21) em Porto Alegre a 24ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, com diversas ações presencias e virtuais promovidas pela prefeitura e parceiros até o dia 28. O mesmo tipo de iniciativa também conta com programação em âmbito estadual, a cargo do governo do Estado.
No que se refere à capital gaúcha, a ação está inserida no calendário oficial de datas comemorativas da capital gaúcha. A finalidade é estimular a integração desse segmento e a conscientização sobre importância de sua inclusão social.
Às 9h, serão realizadas provas da modalidade conhecida como “vôlei sentado” no Ginásio Ararigbóia (rua Saicã nº 6, bairro Jardim Botânico).
Já ao meio-dia, a página mantida no Facebook pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude veicula uma apresentação do Projeto Borboleta da Associação Cristão de Moços (ACM). O foco são crianças e adolescentes com deficiência intelectual, contempladas com atividades psicomotoras, recreativas, aquáticas e esportivas.
Devido à pandemia de coronavírus, a abertura oficial da Semana será virtual, às 14h desta segunda-feira (23). O evento poderá ser acompanhado na mesma página da rede social
A programação é assinada pelo Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comdepa) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), por meio da Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social. Também participam as pastas municipais da Educação (através de sua Coordenação de Educação Especial) e de Esporte, Lazer e Juventude.
O secretário-adjunto do Desenvolvimento Social, Paulo Brum, é o autor da lei que instituiu a iniciativa em âmbito municipal – ele apresentou a proposta quando era vereador. Cadeirante, dedicou sua caminhada profissional à luta pela inclusão das pessoas com deficiência.
“Precisamos que a sociedade e o poder público vejam as potencialidades das pessoas com deficiência”, destaca. “Meu desejo é um dia não precisarmos mais marcar uma data para a pessoa com deficiência. Enquanto isso, devemos debater os problemas e aplaudir as conquistas.”
Já o presidente do Comdepa, Nelson Kalil, destaca a diversidade da programação: “Educação, saúde, trabalho, esporte, todas as questões que nos interessam e que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência estão contempladas. Contamos com a participação de todos”.
De acordo com o mais recente censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, Porto Alegre possui mais de 300 mil pessoas com algum tipo de deficiência. Isso representa quase 22% da população. Dessa parcela, mais de 50% dos casos estão relacionados a deficiências visual e locomotora.
Programação estadual
Este sábado também marca o início da 27ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, com o tema “Novos caminhos: desafios para trilhar o futuro”. Em destaque até o dia 28, seminários, palestras, jogos, lançamento de livros, exposições, feiras e drive-thru beneficente, dentre outras atividades. Saiba mais em faders.rs.gov.br.
A abertura oficial ocorrerá na próxima terça-feira (24), às 14h, com a presença do governador Eduardo Leite e de outras autoridades, em solenidade com transmissão pelo canal do governo do Estado no YouTube e também em sua página no Facebook.
(Marcello Campos)
