Ícone do site Jornal O Sul

Começam as rematrículas nas escolas municipais de Porto Alegre

Procedimento é realizado diretamente na secretaria de cada instituição. (Foto: Divulgação/Smed)

Foi aberto nessa segunda-feira (10) o período de rematrículas para os estudantes de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede municipal de ensino de Porto Alegre. O procedimento deve ser realizado diretamente na secretaria da escola à qual o aluno está vinculado, durante o horário regular de atendimento.

No ato de renovação da permanência, a mãe, pai ou responsável pelo menor de idade deve confirmar ou atualizar dados cadastrais como endereço e telefone.

O prazo para as rematrículas vai até 21 de novembro para a Educação Infantil e 19 de dezembro para os Ensinos Fundamental e Médio. A não participação no processo de rematrícula resultará na perda da garantia de vaga na mesma instituição de ensino.

O titular da Secretaria de Educação (Smed) da capital gaúcha, Leonardo Pascoal, ressalta: “É fundamental que as famílias fiquem atentas ao período de rematrícula. Este é o passo que garante a continuidade dos estudos das crianças e adolescentes na mesma escola, e permite que a rede se organize da melhor forma para recebê-los no próximo ano”.

Devem realizar a rematrícula diretamente na escola os estudantes das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs e Jardins de Praça), Escolas Comunitárias de Educação Infantil (ECEIs), Escolas Privadas Credenciadas, Escolas de Ensino Fundamental e Médio (EMEFs, EMEB e EMEM), Escolas de Educação Especial (EMEEFs) e Escolas Comunitárias de Educação Básica (ECEBs).

Já as crianças com vagas judicializadas ou extrajudicializadas devem participar do processo de inscrição. O prazo será aberto ainda neste mês, em data a ser confirmada.

Iniciação científica

A Smed abriu inscrições para o 4º Salão de Iniciação Científica (SIC), marcado para 16 e 17 de dezembro no Instituto Caldeira. É possível submeter trabalhos até o dia 15 de novembro, pela plataforma Pronice, com o envio do banner por meio de formulário eletrônico.

O evento busca valorizar e divulgar as pesquisas desenvolvidas por estudantes e professores da rede municipal de ensino, além de promover o intercâmbio com escolas de outros municípios gaúchos. Podem participar estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Porto Alegre e de outras redes do estado.

Ao todo, serão 150 vagas, preenchidas por ordem de inscrição e conforme os critérios do edital. As pesquisas de maior destaque em cada categoria receberão troféus, medalhas, certificados e prêmios diversos, além do Prêmio de Excelência Científica e do Destaque Popular, definido por votação no local do evento. O edital completo está disponível em link informado no site prefeitura.poa.br/smed.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile