Ícone do site Jornal O Sul

Começou a festa do pêssego em Porto Alegre

Primeiro evento no município foi realizado no ano de 1984 por iniciativa de fruticultores interessados em ampliar o mercado consumidor. (Agnese Schifino/PMPA)

Eventos tradicionais em Porto Alegre, a 31ª Festa do Pêssego Municipal e a 26ª Festa Estadual do Pêssego iniciaram nesse sábado, no Centro de Eventos Vereador Ervino Besson (avenida João Salomoni, 1.340, bairro Vila Nova, na Zona Sul da capital). O evento tem dez bancas, com frutas, flores, produtos da agroindústria familiar, artesanato, além da praça de alimentação. A festa acontece em três finais de semana de novembro (dias 7 e 8, 14 e 15 e 21 e 22), das 9h às 20h, e conta com atrações artísticas e culturais.

A abertura oficial, que estava prevista para este final de semana, foi adiada para o dia 14 de novembro, às 16h, no Centro de Eventos Vereador Ervino Besson. O evento é uma promoção conjunta da prefeitura de Porto Alegre, por meio da Divisão de Fomento Agropecuário da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio, Sindicato Rural de Porto Alegre, governo do Estado, por meio da Emater – Ascar e pelo Sistema Farsul.

Colheita
A primeira Festa do Pêssego de Porto Alegre foi realizada no ano de 1984 por iniciativa de fruticultores interessados em ampliar o mercado consumidor e promover a produção agrícola da capital. Os pomares de pêssego ocupam 120 hectares da área rural de Porto Alegre. Entre as variedades plantadas, destacam-se as de polpa branca (Premier, Pampeano, Charme e Sulina) e de polpa amarela (Maciel, Granada, Vanguarda e Peach). Os fruticultores estimam que o excesso de chuva provocará uma grande quebra na safra de pêssego. A produção deverá ser a menor dos últimos anos. A previsão é colher 400 toneladas, quase a metade da última safra.
Em 2014, quando a produção no município chegou a 750 toneladas, a plantação também havia sido prejudicada por fatores climáticos. Em 2013, Porto Alegre colheu 750 toneladas da fruta.

Sair da versão mobile