Ícone do site Jornal O Sul

Comércio antecipa a Black Friday para estimular as vendas e reduzir o alto estoque de mercadorias

Varejo busca recuperar perdas do ano com a megaliquidação antecipada. (Foto: Arquivo/ Uarlen Valério/ Folha Imagem)

Com estoques altos na indústria e no varejo, as lojas físicas e o comércio on-line anteciparam a Black Friday, a megaliquidação marcada para a próxima sexta-feira. A tentativa é fisgar o comprador antes da concorrência e reanimar as vendas abaladas pela crise.

Neste ano, diferentemente do que ocorreu em 2015, um grande volume de promoções com a chancela Black Friday teve início no mês passado. Um levantamento nacional feito pela empresa de pesquisa de preços Shopping Brasil revelou que 30% das promoções anunciadas em tabloides e em jornais já levam a marca Black Friday desde o início de outubro. No mesmo período do ano passado, apenas 2,25% das promoções citavam a megaliquidação. O levantamento engloba eletroeletrônicos, alimentos, itens de higiene e beleza, bazar, perecíveis e farmácia, vendidos em supermercados, hipermercados, atacados, lojas de eletroeletrônicos e farmácias.

A Via Varejo, que reúne as bandeiras Casas Bahia e Ponto Frio, por exemplo, começou a fazer a campanha com um número reduzido de itens desde o segundo final de semana de outubro, sempre às sextas-feiras e aos sábados, tanto no site como na loja física. O Walmart é outro varejista que antecipou a Black Friday. A campanha começa nesta segunda-feira e seguirá até domingo. (AE)

Sair da versão mobile