A possibilidade de implantação da gratuidade integral e universal no transporte público do Brasil será debatida na próxima terça-feira na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara. O encontro abordará propostas de “tarifa zero” e avaliar sua viabilidade econômica, social e administrativa, com ampla participação da sociedade civil, especialistas e autoridades locais.
Discurso desalinhado
Enquanto mantém acenos para a aproximação com o campo evangélico do país, o presidente Lula vem cobrando lideranças de esquerda pela melhora no diálogo com esse e outros setores em 2026. Durante discurso no 16º Congresso do PCdoB, nesta semana, o chefe do Executivo reconheceu que seu campo político se distanciou do povo e alertou para a necessidade de alinhamento da linguagem e discurso ao nível de compreensão da camada popular da sociedade.
Reação religiosa
Na mesma semana em que o presidente Lula recebeu lideranças da Assembleia de Deus Ministério de Madureira em Brasília, o pastor bolsonarista Silas Malafaia publicou um vídeo nas redes sociais afirmando que “um verdadeiro cristão não apoia Lula”. Na publicação, veiculada nesta sexta-feira, o líder religioso afirmou que “a igreja de Cristo” está acima de tudo e não apoia ninguém, mas defendeu que “crenças, valores e caráter” devem nortear o apoio na política.
Otimismo no Planalto
Chefe da Casa Civil do governo Lula, o ministro Rui Costa está confiante sobre possíveis avanços concretos nos próximos dias nas negociações entre o Brasil e os Estados Unidos no entorno do “tarifaço”. O otimismo foi adotado após a reunião desta semana entre o chanceler brasileiro Mauro Vieira e o secretário de Estado norte-americano Marco Rubio, que, apesar de não conclusiva, trouxe boas expectativas ao Planalto.
Dia D das vacinas
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, realizou pronunciamento em rede nacional nesta sexta-feira para convocar a população a participar do Dia D nacional de vacinação, promovido neste sábado. A mobilização, articulada em conjunto com estados e municípios, contará com a abertura de todos os postos de saúde do país, que ofertarão mais de 15 tipos de imunizantes, com foco especial em crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Imunizantes e desinformação
Um estudo da FGV lançado nesta sexta-feira, Dia Nacional da Vacinação, revelou que o Brasil lidera a desinformação sobre imunização na América Latina, concentrando 40% dos conteúdos falsos sobre vacinas no Telegram. Através da pesquisa, foram identificadas mais de 580 mil mensagens enganosas de autoria brasileira em comunidades conspiratórias entre 2016 e 2025.
Garantia-Safra
Agricultores familiares terão o acesso facilitado e mais ágil ao programa Garantia-Safra a partir de projeto sancionado nesta sexta-feira pelo presidente Lula. A matéria, que recua de 50% para 40% o percentual mínimo de perda de safra exigido para o agricultor receber o benefício, também reduz exigências, amplia a cobertura do programa e permite novas formas de uso dos recursos.
Embraer na Índia
Durante missão oficial na Índia, concluída nesta sexta-feira, o vice-presidente Geraldo Alckmin participou da inauguração do novo escritório corporativo da Embraer em Nova Délhi. Segundo Alckmin, a estrutura consolida um planejamento de longo prazo de expandir a presença industrial brasileira no país asiático, voltada à abertura de caminhos para novas oportunidades de projetos.
Protegido de lobby
Crítico ao uso do projeto de ampliação da isenção do IR para quem ganha até R$5 mil como “instrumento de chantagem” na Câmara, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) defende que o texto tramite de forma célere no Senado. Responsável pela relatoria da matéria, o parlamentar garantiu nesta semana que a discussão na Casa Alta não terá “lobistas influindo na tramitação” e prometeu preservar mecanismos de justiça tributária.
Tornozeleira desativada
O ministro Alexandre de Moraes solicitou explicações à defesa do ex-presidente Fernando Collor sobre um relatório que a tornozeleira eletrônica usada por ele ficou desativada por 36 horas, no início de maio, por falta de carga na bateria. Caso os advogados não apresentem uma justificativa considerada satisfatória, o ex-mandatário, atualmente em prisão domiciliar, corre o risco de ser encaminhado ao regime fechado.
Crise do metanol
A lista de notificações de intoxicações por metanol após consumo de bebidas alcoólicas chegou à marca de 113 registros nesta sexta-feira, em balanço divulgado pelo Ministério da Saúde. Do total, são 46 casos confirmados e 87 em investigação, enquanto outras 528 notificações investigadas foram descartadas.
Resolução facilitada
O Tribunal de Justiça do RS e a Defensoria Pública do Estado assinaram um termo de cooperação para a resolução de conflitos na área de família. O acordo, firmado durante a XII Jornada de Soluções Autocompositivas, prevê ações conjuntas entre as instituições em litígios de consumo, superendividamento e família, com foco na redução da judicialização de processos.
Transporte metropolitano
Em viagem à Brasília, o vice-governador Gabriel Souza se reuniu nesta semana com o ministro das Cidades, Jader Filho, para dialogar sobre a modernização do transporte público na Região Metropolitana de Porto Alegre. Dentre as pautas abordadas, o número dois do Piratini tratou da possibilidade de apoio federal para a renovação da frota de ônibus que atende a região, em meio a planos de modelagem para uma futura licitação.
Ferros-velhos interditados
Por meio da Secretaria Municipal de Segurança, a Prefeitura de Porto Alegre determinou nesta sexta-feira a interdição de 11 estabelecimentos, entre ferros-velhos e depósitos de sucata, na região do 4º Distrito. A decisão atende à requerimento encaminhado em ofício conjunto da Brigada Militar e do MPRS, diante da identificação de “atos atentatórios à segurança pública” nos locais.
Dignidade pós-vida
A Câmara de Porto Alegre deu início à discussão do projeto de lei complementar do vereador Marcelo Bernardi (PSDB) que regulamenta o transporte de cadáveres em hospitais públicos da Capital. Com foco na garantia de princípios de dignidade e respeito, a matéria propõe o uso preferencial de carros devidamente equipados para a função, com cobertura e material adequado, de modo a evitar a exposição e desconforto gerado pelo transporte em macas comuns, adotado em algumas instituições. (Por Bruno Laux)