Ícone do site Jornal O Sul

Comitê de Ética da Fifa recomenda suspensão do presidente Joseph Blatter por 90 dias para investigar atos de corrupção

Decisão sobre afastamento pode ser anunciada nesta quinta-feira. (Tânia Rêgo/ABr)

Investigado por uma série de escândalos, o presidente da Fifa (entidade máxima do futebol), Joseph Blatter, pode ser suspenso pelos próximos 90 dias. O Comitê de Ética da federação, que está reunido na Suíça, recomendou nessa quarta-feira a suspensão do suíço do cargo enquanto as investigações contra ele continuam.

Uma decisão final para definir se Blatter deixa o cargo temporariamente será tomada nesta quinta-feira. No cargo há 17 anos, o atual presidente da Fifa tem vivido momentos de instabilidade após a revelação do maior escândalo da história da entidade, em uma investigação comandada pelo FBI (a polícia federal norte-americana).

Blatter foi reeleito em maio, mas chegou a anunciar sua renúncia ao cargo no início de junho. Na ocasião, ele afirmou que ficaria até que fossem realizadas novas eleições, provavelmente no início do ano que vem.

Nas últimas semanas, tem aumentado a pressão sobre o suíço. O secretário-geral e braço direito dele, Jérome Valcke, foi afastado do cargo há duas semanas por suspeita de envolvimento em esquema de venda ilegal de ingressos da Copa do Mundo.

Má administração

A própria Justiça suíça abriu investigação contra Blatter por suspeitas de má administração e apropriação indébita. Depois, na semana passada, alguns dos principais patrocinadores da Fifa – como Coca-Cola, McDonald’s e Visa – recomendaram a saída do presidente do cargo imediatamente “pelo bem do jogo”. No entanto, o advogado de Blatter já afirmou que o suíço não abandonará o posto. (BBC Brasil)

Sair da versão mobile