Ícone do site Jornal O Sul

Como impedir que um asteroide colida com a Terra? A Nasa já tem um plano

Atualmente são 1,5 mil novos objetos espaciais encontrados por ano próximos à Terra. (Crédito: Reprodução)

Desviar um asteroide como quem desvia um avião, eis a nova missão da Nasa (agência espacial americana) para impedir a colisão de corpos rochosos com a Terra. Há longos anos que o receio de colisões de astros com o nosso planeta alarma os cientistas – e os terrestres em geral. O projeto RAMA (Reconstituting Asteroids into Mechanical Automata – Reconstituir Asteroides em Autômatos Mecânicos) pretende solucionar este problema.

Como? “Convertendo asteroides em enormes naves mecânicas e autônomas”, explicou a Nasa. Traduzindo: a agência espacial quer criar mecanismos que, após serem lançados para o espaço, se “alapem” a asteroides, tornando-os controláveis. “O asteroide, então, será programado com missões específicas, tais como ir para fora do Sistema Solar ou para uma zona fora de perigo”, continuou a Nasa.

Os astros controlados poderão, deste modo, ser desviados de uma rota de colisão com a Terra ou mesmo colocados em rota de colisão com outros objetos espaciais, eliminando ameaças.

A agência iniciou o financiamento do projeto. Segundo o jornal britânico Mirror, a Nasa cedeu 100 mil dólares (mais de 350 milhões de reais) para financiar o plano inicial do projeto. Pelas estimativas da equipa do RAMA, levará de 20 a 30 anos até um asteroide ser desviado com recursos dessas técnicas.

Chefe de defesa planetária da Nasa protege a Terra de asteroides.

Neste ano, a Nasa anunciou a criação de um cargo especial na agência: o “chefe de defesa planetária”. O eleito foi Lindley Neil e ele é responsável por lidar com asteroides e cometas que passam astronomicamente “raspando” a Terra.

Mais de 13,5 mil objetos (com variáveis níveis de risco) já foram detectados vagando perto do nosso planeta. Atualmente são 1,5 mil novos objetos encontrados por ano.

Um dos empreendimentos da “defesa espacial” é a sonda BOPPS, que vasculha o Sistema Solar buscando cometas e outros objetos.

Sair da versão mobile