Durante a recente paralisação orçamentária do governo dos Estados Unidos, o chamado “shutdown”, milhares de voos foram cancelados no país. No último dia 16, a Administração Federal de Aviação (FAA) e o Departamento de Transporte dos Estados Unidos (DOT) anunciaram o fim das restrições aos voos domésticos impostas durante a paralisação. A retomada ocorre às vésperas das viagens de Ação de Graças, um dos períodos de maior movimento no transporte aéreo do país, celebrado em 27 de novembro.
Contudo, mesmo após o fim do shutdown, problemas nos aeroportos americanos podem continuar. Para se preparar em viagens aéreas pelos Estados Unidos, veja abaixo alguns fatores e dicas a serem considerados.
Como saber sobre meu voo?
– Nos Estados Unidos, o Departamento de Transportes afirma que, se o voo estiver programado para partir em até sete dias, as companhias aéreas são obrigadas a fornecer atualizações de status 30 minutos (ou antes) após tomarem conhecimento de uma mudança de status. Para voos com mais de uma semana de antecedência, não há um prazo legal formal para notificação – a regra é simplesmente “assim que possível”. Um prazo ou método específico para fornecer essas informações não foi estabelecido por lei.
– Dados do Bureau of Transportation Statistics (BTS) mostram que as companhias aéreas e os aeroportos relatam as causas de cancelamentos em categorias, como clima, controle da companhia aérea e sistema nacional de aviação. No entanto, essas causas não determinam um cronograma fixo para o anúncio dos cancelamentos.
– A FAA recomenda que os viajantes visitem o site fly.faa.gov para consultar as companhias aéreas e obter atualizações em tempo real sobre pessoal disponível, condições meteorológicas ou outros fatores que afetam os horários dos voos.
Quando o risco é maior?
– Se você planeja viajar de avião mais tarde (ou depois das 15h), a probabilidade de seu voo ser cancelado é maior, já que os relatórios indicam que o maior número de cancelamentos ocorre entre 18h e 19h.
– Os registros de cancelamento de voos das companhias aéreas americanas mostram que muitos voos cancelados são definidos com base em um plano de voo cancelado apresentado dentro de uma hora do horário de partida programado.
O que devo fazer?
– Monitore seu voo constantemente pelo aplicativo da sua companhia aérea e cadastre-se para receber notificações em tempo real (por exemplo, a American Airlines oferece alertas BeNotified para mudanças de status no dia do voo).
– Consulte o site da companhia aérea ou a página de status do voo e verifique a mesma rota em dias anteriores para identificar padrões de cancelamento.
– Priorize partidas mais cedo.
– Reserve um tempo extra para conexões ou acomodações em hotéis e tenha um plano B com opções de voos alternativos ou aeroportos próximos.
– Se o seu voo for cancelado, você tem direito a um reembolso ou remarcação, conforme previsto pela legislação federal nesse caso. As informações são das agências de notícias AFP e Efe e da revista Fortune.
