Ícone do site Jornal O Sul

Condenado na Lava-Jato e no mensalão, Delúbio Soares prestigia congresso do PT

Delúbio participa de congresso do partido. (Foto: AG)

Condenado a cinco anos de prisão por lavagem de dinheiro na Operação Lava-Jato, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares compareceu, neste sábado (3), no 6º Congresso do PT, em Brasília. A condenação é referente a um empréstimo de R$ 12 milhões, considerado fraudulento, feito junto ao Banco Schahin em favor do PT. Delúbio aguarda em liberdade o julgamento em segunda instância.

Delúbio disse que não dá entrevistas. Ele circula no plenário em que estão sendo discutidas as candidaturas à presidência do partido e os documentos que serão divulgados ao final do evento.

Delúbio já havia sido condenado no mensalão a seis anos e oito meses de prisão em regime semiaberto pelo crime de corrupção ativa. Preso em novembro de 2013, o ex-tesoureiro foi autorizado no fim de setembro de 2014 a cumprir o restante da pena em prisão domiciliar. Em março do ano passado, o STF (Supremo Tribunal Federal) concedeu o perdão da pena.

Apesar dos escândalos de corrupção e do desempenho ruim nas eleições municipais do ano passado, o documento base do congresso petista, que ainda deve sofrer modificações, preferiu enfatizar os êxitos do partido. A única autocrítica foi em relação à condução do governo Dilma Rousseff.

“Ao invés de acelerar o programa distributivista, como havia sido defendido na campanha da reeleição presidencial em 2014, o governo adotou medidas de austeridade sobre o setor público, os direitos sociais e a demanda. O ajuste fiscal, além de intensificar a tendência recessiva, gerou confusão e desânimo na base social petista. (…) Apesar de seguidas decisões do partido, apontando ser indispensável mudar a política econômica para recuperar apoio político e social, o governo prosseguiu no rumo que escolhera, agravando as dificuldades”. (AG)

Sair da versão mobile