Ícone do site Jornal O Sul

Confiança da indústria brasileira atinge o maior nível desde julho de 2014

O ICI subiu para 88,2 pontos em setembro, depois de ter apresentado queda em agosto (Foto: Divulgação)

O ICI (Índice de Confiança da Indústria) voltou a subir em setembro, com melhora tanto das expectativas quanto da avaliação da situação atual, de acordo com dados divulgados pela FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta quarta-feira (28).

Com alta de 2,1 pontos, o ICI subiu para 88,2 pontos neste mês, depois de ter apresentado queda em agosto, e foi ao maior nível desde julho de 2014 (88,8). No mês, o IE (Índice de Expectativas) avançou 2,5 pontos e chegou a 89,8 pontos, enquanto o ISA (Índice da Situação Atual) subiu 1,5 ponto, para 86,7 pontos.

“O setor continua desapontado com a lentidão da recuperação da demanda interna, mas começa a apresentar maior otimismo no horizonte de seis meses”, avaliou Aloisio Campelo Junior, superintendente de Estatísticas Públicas da FGV.

A FGV informou ainda que houve alta de 0,9 ponto percentual no Nível de Utilização da Capacidade Instalada, para 74,7% em setembro sobre o mês anterior. Em julho, a produção industrial brasileira surpreendeu e avançou 0,1% sobre o mês anterior, no quinto resultado positivo seguido, ainda que tenha sido o mais fraco desse período.

Sair da versão mobile