Ícone do site Jornal O Sul

Confiança da indústria brasileira recua ao menor nível desde 2005

Em relação a abril do ano passado, o setor recuou 7,2% (Foto: Banco de Dados)

A confiança da indústria brasileira voltou a cair em junho, passando de 71,6 para 68,1 pontos, o menor nível desde outubro de 2005, segundo a FGV (Fundação Getulio Vargas). O recuo foi de 4,9% em relação a maio, atingindo nove dos 14 segmentos pesquisados. Taxas acima dos cem pontos indicam otimismo, enquanto as abaixo desse patamar denotam pessimismo.

Ainda segundo a FGV, houve piora em junho tanto nas avaliações sobre o momento presente quanto nas expectativas em relação aos próximos meses. No primeiro item, a queda foi de 5,6%, enquanto no segundo o recuo foi de 4,2%, ambos os menores níveis da série histórica.

Serviços 

Já a confiança dos serviços voltou a cair de maio para junho, na quinta queda seguida do indicador neste ano, atingindo o menor nível da série iniciada em junho de 2008. O índice recuou 4,5%, ao passar de 84,5 para 80,7 pontos. A queda ocorreu em nove das 12 atividades pesquisadas e foi determinada tanto pelas avaliações sobre o momento presente quanto pelas expectativas em relação aos meses seguintes.

O Índice de Situação Atual recuou 8%, depois de cair 6,8% em maio. Já o Índice de Expectativas recuou 2,4%, após aumentar 1,6% no mês anterior. (AG) 

 

Sair da versão mobile