Ícone do site Jornal O Sul

Confiança do comércio atinge o maior nível desde junho de 2015

Redução do pessimismo deve ser analisada com cautela (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)

A confiança dos empresários do comércio aumentou de abril para maio e atingiu o maior nível desde junho de 2015, aponta pesquisa da FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgada nesta quarta-feira (25). O indicador avançou 4,3 pontos neste mês, para 70,9 pontos.

Em maio, a maioria dos segmentos do comércio mostrou números positivos. A única queda foi registrada no segmento de revendedores de veículos. O Índice da Situação Atual, que retrata a percepção dos empresários em relação ao momento atual e é usado no cálculo do índice geral de confiança, subiu 2,7 pontos, para 62,5 pontos.

“Dada a evolução desfavorável deste indicador nos meses anteriores, no entanto, o resultado foi insuficiente para alterar a tendência de queda do indicador de médias trimestrais, que recuou 0,3 ponto no mês”, afirma a FGV.

O Índice de Expectativas, que também entra no cálculo do indicador geral, subiu 5,5 pontos em maio, chegando a 80,3 pontos, o maior valor desde maio do ano passado.

Construção

A FGV também divulgou que o Índice de Confiança da Construção subiu 2,1 pontos em maio de 2016, atingindo 69,1 pontos, o maior desde dezembro de 2015. (AG) 

Sair da versão mobile