Ícone do site Jornal O Sul

Confira dicas para harmonizar vinhos e alimentos

Para alimentos ácidos, harmonize vinhos semelhantes, com acidez mais elevada. (Foto: Divulgação)

As boas harmonizações entre os vinhos e os alimentos são capazes de transformar um almoço ou um jantar em momentos especiais. Para fazer isso, não é necessário ser um grande chef ou sommelier. Na verdade, é mais fácil do que se imagina.

Um exemplo clássico está na harmonização entre alimentos untuosos, mais ricos em gordura e proteína, que combinam perfeitamente com os tintos de taninos intensos que agem limpando o paladar. Ao mesmo tempo, o vinho doce, de baixo teor de álcool, ameniza a ardência de comidas apimentadas.

Já alimentos amargos não combinam com taninos fortes. Nesses casos, a melhor opção são vinhos mais doces, assim é possível criar a harmonia ideal entre comida e bebida. Enquanto alimentos de sabores mais fortes, como alguns queijos, irão harmonizar com vinhos de acidez e açúcares elevados.

Para alimentos ácidos, harmonize vinhos semelhantes, com acidez mais elevada. A mesma regra de harmonização por semelhança vale para alimentos doces, combine vinhos de grande doçura com sobremesas, bolos etc.

Confira abaixo cinco dicas da Vinhos do Mundo para acertar no momento de harmonizar vinhos e alimentos:

1- Saladas normalmente harmonizam com vinhos brancos mais leves e adocicados. Opte por vinhos como o Penedo Borges Expresión Varietal Sauvignon Blanc (Mendoza, Argentina).

2- Carnes de porco e carneiro irão harmonizar com tintos leves de sabor suave como o Antu Limited Pinot Noir Montgras (Valle de Colchagua, Chile).

3- Peixes ou frutos do mar dificilmente irão combinar com tintos fortes. Nestes casos, opte por uma bebida mais leve e, dependendo dos temperos utilizados, até mesmo um espumante favorecerá o prato. A dica é experimentar com um clássico de Portugal como o Quinta da Lapa Reserva Branco (Tejo, Portugal).

4- Já a harmonização perfeita para sushi são os espumantes. Combine seu prato com um nacional como o Espumante Hórus Demi-Sec (Serra Gaúcha, Brasil).

5- Por fim, não é uma regra rígida, mas carnes vermelhas tendem a harmonizar melhor com encorpados Cabernet Sauvignon. Combine estes pratos com Calcu Futa Cabernet Sauvignon (Valle de Colchagua, Chile).

Sair da versão mobile