*Por Bárbara Macedo
A seleção brasileira está jogando contra a eterna rival, Argentina, pela semifinal da Copa América, no estádio Mineirão. Considerando que dia de clássico sempre remete a nostalgia e a nossa seleção tem levado a melhor na disputa, preparamos um especial sobre esse embate centenário!
De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Seleção Canarinho já enfrentou os hermanos em 104 partidas. Foram 42 vitórias brasileiras e 37 argentinas, além de 25 empates. Quando se fala em bola na rede, o Brasil marcou 163 gols e sofreu 160. Nas últimas cinco partidas, são três vitórias verde-amarelas contra apenas uma do país vizinho. Um empate foi contabilizado. E tem mais: no último encontro com o time de Lionel Messi, a equipe do Brasil teve atuação de luxo e emplacou 3×0 em cima dos argentinos!
(Foto: Reprodução Placar/CBF)
Pelé x Maradona
De um lado, o maior craque do futebol brasileiro, de outro, o maior craque do futebol argentino. Pelé e Diego Maradona também carregam uma rivalidade ao longo da história. Entretanto, o hermano não deve ter boas recordações do brasileiro. Nas partidas em que enfrentou a Canarinho, Maradona marcou apenas uma vez — no Mundialito de 1981, no Uruguai — e tem como retrospecto uma vitória, dois empates e três derrotas. Em Copas do Mundo, ele tem apenas uma vitória, eliminando o Brasil em 1990, e uma derrota, sendo expulso, em 1982.
Já Pelé jogou na era em que as duas nações se enfrentavam com mais frequência. Em 10 jogos contra a Argentina, o “Rei do Futebol” marcou 8 vezes, incluindo um “hat trick” na vitória por 5 a 2 na Copa Roca, em 1963, quando o camisa dez tinha apenas 16 anos. Contudo, Pelé não conseguiu ajudar o Brasil a abrir vantagem nos confrontos diretos: ao todo, foram quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas contra os hermanos. Ao contrário de Maradona, Pelé nunca enfrentou os rivais em uma Copa do Mundo.
Copa América
São doze anos desde o último confronto das duas seleções pela Copa América. Brasil e Argentina estiveram em campo pela competição na final de 2007, em Maracaibo. E deu verde e amarelo! O Brasil venceu por incontestáveis 3×0 e levantou a taça. Em 2004, a seleção brasileira também foi superior contra os argentinos em outra final da competição. Nos pênaltis, a Canarinho ergueu o caneco outra vez. Histórico bom, hein?
Mesmo assim, ao longo dos 103 anos de Copa América, são os hermanos que levam a melhor: a Argentina tem ao todo 14 títulos, contra apenas oito brasileiros. Além disso, em 32 clássicos entre as seleções, os argentinos venceram 15, enquanto a equipe brasileira conquistou somente nove vitórias. Em gols, são 38 do Brasil contra 52 da Argentina.
(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Reencontro com o Mineirão
Essa noite marca um reencontro do time brasileiro com o estádio Mineirão. Na última vez que as duas seleções se confrontaram na América do Sul, foi neste estádio, em 2016. Na ocasião, a equipe do Brasil conquistou a vitória por 3×0 pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2018. Os gols foram marcados por Philippe Coutinho, Neymar e Paulinho; e o time já era comandado por Tite. O resultado serviu para tirar um pouco a “fama” do estádio, que foi palco da fatídica derrota para a Alemanha por 7×1 na Copa de 2014.
Retrospecto entre Brasil e Argentina no Mineirão
Amistoso (1968): Brasil 3 x 2 Argentina
Copa América (1975): Brasil 2 x 1 Argentina
Eliminatórias (2004): Brasil 3 x 1 Argentina
Eliminatórias (2008): Brasil 0 x 0 Argentina
Eliminatórias (2016): Brasil 3 x 0 Argentina

