Ícone do site Jornal O Sul

Congresso prorroga por 60 dias medida que isenta moradores do Amapá do pagamento da conta de luz

Cidades do Estado enfrentaram crise no fornecimento de energia elétrica em novembro de 2020, depois que um incêndio atingiu a principal subestação da região. (Foto: Divulgação/Ministério de Minas e Energia)

O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, assinou a prorrogação por mais 60 dias da MP (medida provisória) que isenta os consumidores dos municípios do Amapá abrangidos pelo estado de calamidade pública do pagamento da energia elétrica. O ato foi publicado na edição desta quinta-feira (25) do Diário Oficial da União.

O presidente Jair Bolsonaro assinou em novembro a MP que isentou os moradores do Amapá do pagamento da conta de energia. O Amapá enfrentou crise no fornecimento de energia elétrica em novembro, depois que um incêndio atingiu a principal subestação de energia do estado.

O presidente do Congresso também assinou a prorrogação da MP de abertura de crédito de R$ 80 milhões para o Ministério de Minas e Energia para aportar a concessionária responsável pela distribuição da energia no Amapá, a CDE (Conta de Desenvolvimento Energético).

O Amapá enfrentou um novo blecaute total em janeiro. Pelo menos 13 dos 16 municípios amapaenses, incluindo Macapá, registraram falta de energia. Foi o 3º apagão em pouco mais de 2 meses, desde que a principal subestação do Estado (Subestação Macapá) sofreu um incêndio, em novembro de 2020. O problema evidenciou falhas no fornecimento de energia no estado, que gerou uma crise energética.

Sair da versão mobile