Jeff Bezos, fundador da Amazon, anunciou sua saída do cargo de CEO da empresa. Em carta aos seus 1,3 milhão de funcionários, Bezos confirmou a mudança: “No cargo de diretor executivo do conselho de administração, pretendo focar minhas energias e atenção em novos produtos e iniciativas em estágio inicial”, disse o executivo.
Andy Jassy, até então o CEO da Amazon Web Services (AWS), serviço de hospedagem em nuvem da Amazon, assume a posição de CEO. A transição acontecerá no terceiro trimestre de 2021. A saída de Bezos marca uma era de sucesso na gigante de comércio eletrônico e deixa um legado de estratégia de negócio, inovação e foco no cliente.
A Amazon, que começou sendo uma livraria, hoje é uma gigante da tecnologia que vale cerca de US$ 1,7 trilhão na bolsa de valores americana Nasdaq e que já ultrapassou a marca de US$ 100 bilhões em receita trimestral.
A empresa comercializa de eletrônicos e produtos de higiene a alimentos e bebidas, tudo online. Também investe em frentes que vão de computação até entretenimento e saúde.
Abaixo veja algumas estratégias usadas por Jeff Bezos enquanto estava no comando da varejista online. Elas são parte fundamental nos processos e produtos da Amazon, e também podem servir de inspiração para outros negócios. Confira:
1-Foco no consumidor
Muitos negócios colocam como diferencial o “foco no cliente”: pautar sua operação a partir das percepções vocalizadas pelos próprios consumidores. Segundo a consultoria de análise empresarial CB Insights, essa preocupação existe desde o começo da Amazon e o próprio Bezos teria afirmado que “consumidores estão sempre maravilhosamente insatisfeitos.”
Essa operação centrada nas necessidades dos clientes pauta processos e produtos vistos na atividade principal da gigante de tecnologia e nas inovações que viraram grandes linhas de negócio.
2-Concorrentes em segundo plano
Muitas companhias são obcecadas com a competição. Mas Bezos já afirmou que o foco no cliente tira sua atenção da concorrência. “Se você está sempre de olho na competição, mas ao mesmo tempo é o líder, de onde você tira sua motivação? Se você for apenas focado no consumidor, percebe como eles nunca estão satisfeitos”, afirmou Bezos ao site de tecnologia Geekwire em 2013.
“Em todo lugar em que fazemos negócios, temos competidores ótimos. Tudo bem, é assim que o mundo deve funcionar. Eu acho que vamos bem porque não pensamos nisso”, disse Bezos. “Competidores nunca nos darão dinheiro (risos). Servimos nossos clientes e eles nos dão dinheiro. Você não quer se distrair por qualquer coisa em um mundo cheio de distrações fáceis.”
3-Novos negócios podem alavancar a atividade principal
Bezos acredita que a melhor experiência para o cliente faz com que eles voltem mais vezes ao site. Para suprir essa demanda, é necessário mais vendedores e um melhor cardápio de produtos. No fim das contas, mais uma vez, eles têm uma melhor experiência. Crescimento gera crescimento – desde que exista investimento inicial e identificação correta das necessidades dos consumidores.
Essa estratégia é chamada de Flywheel e sua aplicação na Amazon foi descrita no livro “Empresas Feitas Para Vencer” (Good to Great), de Jim Collins. A gigante de tecnologia investe em soluções ou novos projetos que ajudam a alavancar seus próprios negócios.
4-Longo prazo é essencial para inovações
O consumidor é rei para a Amazon. Mas Jeff Bezos afirma que, muitas vezes, é preciso olhar para além dos pedidos atuais dos consumidores, caso uma empresa queira atendê-los da melhor forma. O benefício de algumas inovações só será percebido após anos de desenvolvimento.
5-Os melhores produtos vêm de sistemas simples
Ainda falando sobre criação, uma regra conhecida no universo da computação foi inventada pelo autor americano Robert Gall: um sistema complexo que funciona invariavelmente evoluiu de um sistema simples que também funcionava. Um sistema complexo desenhado do zero não pode ser remendado. Será preciso recomeçar, a partir de um sistema simples.
6-Pizzas podem mostrar se suas reuniões são boas
Jeff Bezos tem uma conhecida regra para reuniões: duas pizzas devem atender satisfatoriamente o número de participantes. Segundo o site americano Business Insider, as reuniões da companhia têm no máximo 10 participantes. A “regra das duas pizzas” é um resumo do estilo de gestão de Bezos.
Primeiro, declarações sucintas. Segundo Stone, Bezos afirma que “comunicação é um sinal de disfunção. Significa que as pessoas não estão trabalhando de forma orgânica e próxima. Deveríamos pensar em formas de as equipes conversarem menos, não mais.”
Outra característica dessa gestão são times menores e mais independentes. Nesse formato, as equipes conseguem explorar novas ideias e escalar projetos de maneira mais rápida e menos custosa. Em resumo, entregar mais aos consumidores da Amazon.
7-Aprender com o fracasso fará você subir de nível
Em uma carta aos acionistas no ano de 2016, Bezos destacou a importância do fracasso em sua carreira: “O fracasso e a invenção são gêmeos inseparáveis”. Segundo ele, é preciso errar para evoluir e para desenvolver novas ideias e perspectivas.
8-Assumir riscos faz parte do negócio
Bezos também já declarou que assumir riscos faz parte da evolução de seu negócio. Para ele, retornos desproporcionais geralmente surgem a partir de apostas contra o senso comum.
“Se houver 10% de chance de um retorno 100 vezes maior, sempre aceite a aposta. Mas você ainda vai errar na decisão nove em cada dez vezes. Todos nós sabemos que se você se arriscar vai errar, mas também vai acertar algumas vezes. Grandes vencedores pagam o preço de tentar coisas novas”, afirmou em sua carta aos acionistas de 2016.
9-Manter o foco no objetivo
Outra lição que Bezos deixa para a Amazon tem relação com foco e adaptação. Como mencionamos em outra dica, foi crucial manter a visão de longo prazo para a Amazon alcançar o sucesso. Por outro lado, também foi importante para a empresa ser flexível durante essa jornada.
“Somos teimosos sobre a nossa visão [para o negócio]. Mas somos flexíveis nos detalhes. E não desistimos das coisas facilmente”, disse Bezos em sua carta aos acionistas de 2016.
10-Tomar decisões rapidamente faz toda diferença
Bezos defende que nem toda decisão é irreversível. Muitas delas permitem que a empresa volte para o ponto inicial e consiga tentar de novo. Por isso, é preciso identificar os tipos de decisão em jogo para não perder oportunidades.