Ícone do site Jornal O Sul

Conheça curiosidades  sobre os monstros

Monstros clássicos ainda povoam o imaginário das novas gerações. Foto: Reprodução

No romance original, a criatura é bem falante. Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

 

Frankenstein
Muita gente chama erroneamente o
mostro da história de Frankenstein, mas ele nunca teve nome no livro de Mary Shelley publicado em 1818. O nome é do doutor Victor Frankenstein. No romance original, a criatura é bem falante, ao contrário do que se vê nos filmes de terror clássicos.

 

 

 

 

 

Foto: Reprodução

Drácula
Ficamos sabendo da história do conde Drácula por meio de cartas trocadas entre os personagens do enredo, já que o livro de Bram Stoker que apresentou o vampiro em 1897 foi escrito em forma epistolar. E o conde ostentava um bigode, conforme descrito por Jonathan Harker em seu primeiro encontro com ele.

Foto: Reprodução

 

 

Múmia
Inspirada em Mary Shelley, a inglesa Jane Loudon escreveu em 1827 o livro “A Múmia: um Conto do Século XXII”, em que um egípcio de nome Quéops volta a vida no ano de 2126. É um dos primeiros exemplos de histórias de múmias, que levaram aos filmes de terror no século seguinte.

 

 

 

Foto: Banco de Dados/ O Sul

Lobisomem

A lenda do lobisomem é muito antiga. Já no século V antes de Cristo, o historiador Heródoto mencionava uma tribo na Cítia onde os homens se transformavam em lobos uma vez por ano. Escritores romanos com Virgílio e Ovídio também mencionaram a criatura, que aparece no “Satíricon” de Petrônio.

Sair da versão mobile