Ícone do site Jornal O Sul

Veja quais são os 5 idiomas mais estudados no Brasil

Espanhol pode e deve existir nas escolas, mas sem rivalizar com o inglês. (Foto: Reprodução)

Anualmente, o aplicativo de idiomas Duolingo realiza o ranking “Language Report” para identificar entre seus alunos quais são os idiomas mais estudados e valorizados dentro de cada país.

Aqui no Brasil, o aplicativo possui o seu segundo maior mercado, com cerca de 30 milhões de alunos que utilizam a plataforma para aprender idiomas estrangeiros. Ao todo, o app possui mais de 500 milhões de usuários globalmente.

De acordo com o relatório Language Report, o idioma mais estudado no Brasil ainda é o inglês. Mas isso é comum. No mesmo relatório, foi identificado que esse é um comportamento presente em outros 120 países que usam o app.

O que surpreende mesmo é que o Brasil é o país que mais estuda inglês no mundo, segundo o Duolingo. E, conforme os dados da plataforma, 60% dos mais de 30 milhões de usuários locais escolheram aprender esta língua no app. Entre os motivos, o principal é o reforço escolar (32,7% das respostas), seguido por viagens (20%) e trabalho (15,8%).

Já as posições seguintes ficam com Espanhol, seguido por Francês, Italiano e Português. Segundo o relatório, a opção Português deve-se por conta do número de imigrantes morando em território brasileiro e por conta do número de turistas que visitaram o Brasil em 2021.

Línguas em ascensão

Entre outras línguas que estão em ascensão e cresceram aqui no Brasil, estão a língua turca, que ficou em primeiro lugar. Em seguida, temos o japonês, chinês, coreano e árabe.

Para o Duolingo, o primeiro lugar está relacionado à popularização da cultura turca no país, “provavelmente graças à grande popularidade das novelas e filmes”, segundo o relatório.

Já o segundo lugar, no caso a língua japonesa, ganhou destaque por conta da Olimpíada de Tóquio. Além disso, os fãs de anime (desenho japonês) e o número de descendentes de japoneses que existem no Brasil contribuíram para que a língua fosse uma das que estão em ascensão no País.

Mesmo caindo algumas posições, a cultura pop coreana continua tendo forte presença no Brasil, especialmente com o sucesso de bandas de K-Pop, como o BTS.

Veja o ranking global de línguas mais estudadas:

Dentre as línguas mais estudadas no mundo, o Português figura no Top 10 do Duolingo.

1) Inglês
2) Espanhol
3) Francês
4) Alemão
5) Japonês
6) Italiano
7) Coreano
8) Chinês
9) Russo
10) Português.

Sair da versão mobile