A consagração de mais um filme brasileiro no exterior seguiu movimentando as redes sociais. A atriz Fernanda Torres fez questão de parabenizar Wagner Moura, que conquistou a estatueta de ‘Melhor Ator de Filme em Drama’, no Globo de Ouro, e Kleber Mendonça Filho, diretor de ‘O Agente Secreto’, longa vencedor da categoria ‘Melhor Filme de Língua Não-Inglesa’, na premiação realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos, no último domingo.
“Eu estou do outro lado do mundo, mas acordei hoje com essa notícia maravilhosa, que o meu irmão, esse baiano sestroso, Wagner, está com o globo dourado na mão. E que o Kleber, essa flor do Nordeste, esse cara “arretado” de Pernambuco, levou o melhor filme, ‘O Agente Secreto’. Coisa mais linda do mundo. Dois anos seguidos o Brasil arrasando em La la Land. Quero desejar tudo de bom. Kleber, Wagner, Alice (Carvalho), todo mundo aí”, disse Fernanda.
No ano passado, ela venceu na categoria ‘Melhor Atriz em Filme de Drama’ por interpretar Eunice Paiva no longa ‘Ainda Estou Aqui’, de Walter Salles, que conquistou o Oscar de ‘Melhor Filme Internacional’.
A atriz ainda agradeceu o ‘santinho’ que fizeram com a foto dela e que tinha a mensagem: “Uma Fernanda Torres da Sorte para abrir os caminhos e lembrar que a vida presta”. Os atores do filme ganharam o mimo antes da premiação. “Eu queria agradecer pelo santinho que fizeram de mim. Cara, eu fiquei emocionadíssima com essa homenagem, a mais linda que eu poderia ganhar. Vocês merecem tudo!”.
O santinho com o rosto da atriz foi feito pela designer Sophia Andreazza, de Sorocaba (SP), que comemorou muito em seu perfil no Instagram: “A arte feita por artistas de verdade importa. A cultura brasileira é gigante. Tô muito feliz e emocionada! Todas as coisas lindas que são feitas no mundo passam por muitas mãos e por muitos olhos, e é sempre muito delicioso, e às vezes inacreditável, ver meu traço e meu olhar participando de momentos tão lindos e especiais como esse”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também celebrou, na madrugada de ontem, as vitórias do Brasil no Globo de Ouro, em Los Angeles. “O cinema brasileiro mais uma vez no topo do mundo!”, escreveu no X (antigo Twitter). “Como o próprio Wagner tem dito, o cinema brasileiro vem mobilizando a atenção e o respeito das pessoas em todas as regiões, e tem sido um símbolo importante da volta da valorização dos artistas em nosso país. Viva a cultura brasileira!”, continuou o presidente.
No Globo de Ouro, ‘O Agente Secreto’ também concorria como ‘Melhor Filme de Drama’, mas foi desbancado por ‘Hamnet’. Wagner, de 49 anos, concorreu à estatueta com Joel Edgerton, Oscar Isaac, Dwayne Johnson, Michael B. Jordan e Jeremy Allen White. Com a vitória, o artista se tornou o primeiro ator brasileiro a vencer na categoria.
Em seu discurso, o Wagner exaltou o diretor e a produção. “Kleber Mendonça Filho, você é um gênio e você é meu irmão. ‘O Agente Secreto’ é um filme sobre a falta de memória e o trauma geracional. Penso que se o trauma pode passar de geração em geração, valores também podem”, disse o ator, em inglês.
O diretor Kleber Mendonça Filho recebeu o prêmio de ‘Melhor Filme em Língua Não-Inglesa’ dado ao ‘O Agente Secreto’. O diretor deu um ‘oi’ para os brasileiros que assistiam à premiação e fez uma série de agradecimentos.
“Agradecer à nossa equipe e ao elenco maravilhoso. Obrigado, Wagner Moura. As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo. Eu tenho a grande honra de estar nesse grupo de língua não-inglesa. Eu dedico este prêmio aos jovens diretores. Este é um momento muito importante para se fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil”, afirmou. Essa é a primeira vez em 27 anos que o Brasil ganhou nesta categoria, após a vitória de ‘Central do Brasil’ (1999).
O filme
Ambientado em 1977, durante a ditadura militar, ‘O Agente Secreto’ acompanha Marcelo (Wagner Moura), um cientista responsável por um laboratório em uma universidade pública de Pernambuco. Ao contrariar interesses de um representante da indústria de energia, ele se torna alvo de perseguição e ameaça de morte, sendo forçado a se esconder. O longa foi escolhido pelo Brasil para representar o país no Oscar.
Comemoração com samba
Após conquistar o Globo de Ouro, Wagner Moura sambou muito, na madrugada de ontem, durante uma comemoração nos EUA. Em um vídeo publicado pelo diretor do longa, Kleber Mendonça Filho, o ator se esbalda ao som de ‘Não Deixe o Samba Morrer’, de Alcione. Nas imagens é possível ver a atriz Alice Carvalho, que integra o elenco.
