Ícone do site Jornal O Sul

Conselho Municipal de Pessoa com Deficiência em Canoas irá eleger três novos representantes

Para expandir a participação e a representatividade de pessoas com deficiência no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Canoas (Comdip), ocorrerá na próxima terça-feira (9), a eleição para inclusão de três novos representantes do PCD. A eleição, que conta com a parceria da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência, será no Instituto Pestalozzi (Avenida Guilherme Schell, 6206). Os interessados podem se inscrever no local, no próprio dia 9, sendo a eleição aberta para votação pública.

A ampliação das vagas atende a lei 5992, que entrou em vigor em janeiro deste ano. Os três novos representantes serão incluídos a partir de segmentos que antes não eram contemplados no Conselho, como pessoas com transtorno do espectro autista, surdos e paradesportistas. Para participar do processo eletivo, é preciso representar um dos segmentos e ter atuação em Canoas.

Atualmente, o Conselho é composto por integrantes das entidades: Associação Canoense dos Deficientes Físicos (Acadef), Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (Adevic), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Instituto Pestalozzi, ONG Chimarrão da Amizade, Associação Legato, OAB Canoas e Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, representando a Prefeitura de Canoas.

Conforme o representante da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência de Canoas, Eri Domingos, “essa mudança representa um avanço na participação das pessoas com deficiência e seus familiares, promovendo a ampliação dos segmentos contemplados e fortalecendo o controle social”.

Sair da versão mobile