Ícone do site Jornal O Sul

Consulesa turca que vendia botes a imigrantes na França é suspensa

Muitos morreram na tentativa de atravessar o Mar Egeu a partir da Turquia em busca de um futuro melhor na Europa (Foto: Reprodução)

A França suspendeu a consulesa honorária na cidade de Bodrum, na Turquia, depois de terem surgido imagens dela dizendo que sua loja vendia botes infláveis usados por potenciais migrantes.

As imagens foram transmitidas pela TV France 2 nesta sexta-feira (11). “Se pararmos de vender (os botes), a loja ao lado vai, a seguinte irá. Não vai mudar nada”, diz a mulher, acrescentando que as autoridades locais e o capitão do porto estavam ajudando o tráfico de pessoas, deixando-a acontecer.

As imagens mostram a consulesa, com o rosto borrado, reconhecendo que vender botes era o mesmo que a consulesa honorária da França ajudar a alimentar o tráfico de pessoas. “O ministro das Relações Exteriores, Laurent Fabius ordenou que a consulesa honorária de Bodrum seja suspensa em razão da gravidade das atividades que foram atribuídas a ela”, disse o porta-voz do ministério, Romain Nadal, em sua conta no Twitter.

Sair da versão mobile