Ícone do site Jornal O Sul

Consumidor GOD é uma das tendências do varejo apresentada na NRF 2017

Marcos Gouvea de Souza

Uma síntese do “Retail Trends Pós NRF 2017”, maior evento de varejo do mundo, foi apresentada nesta terça-feira (14), em Porto Alegre, para um público de 200 participantes entre empresários e executivos do segmento. O encontro, realizado pela consultoria GS&MD e a empresa EKF Participações trouxe as principais tendências do varejo para esse ano, além de estratégias e metodologias que podem ser aplicadas à realidade brasileira.

Na essência do extrato da síntese dos principais cases, tendências e inovações apresentados durante a NRF 2017, dois itens aparecem como fundamentais: propósito e pessoas. Segundo o diretor Geral da GS&MD, Marcos Gouvea de Souza, a razão de ser, o propósito das organizações, hoje, precisa ser altamente relevante e seus públicos interno e externo devem ter a exata percepção do que isso representa. Também considera que, “no cenário atual dominado pela tecnologia são as pessoas que fazem a grande diferença no mundo dos negócios”.

Entre as tendências do varejo, Souza destacou o Consumidor God (Global, Omni e Digital). God representa o consumidor com toques locais e regionais em uma visão global e abrangente. “Esse consumidor exige ser atendido em qualquer canal e a qualquer momento, do mobile à realidade virtual, já ultrapassando as barreiras da faixa etária ou gênero”, explica.

Outras tendências abordadas pelos especialistas foram as marcas com alma, onde há a conexão emocional das pessoas com suas marcas preferidas; o PDX, uma evolução da loja no mercado de consumo; a tecnologia, as soluções e as inovações tecnológicas;  a inteligência e a liderança.

Para o sócio-diretor da EKF, Eduardo Fernandez, é importante que os empresários gaúchos acompanhem essas tendências. “Precisamos colocar o Estado novamente em posição de relevância para o varejo. Chegou a hora de parar de falar em crise e criarmos alternativas para que os negócios voltem a crescer”, afirma.

O encontro contou com a participação do sócio-diretor do GS&BW, especialista em planejamento estratégico para Shopping Centers, Luiz Alberto Marinho; o sócio-diretor do GS&P3 e especialista em Sustentabilidade, Hugo Bethlem;  o sócio-diretor do GS&Consult,  Alexandre Van Beek  e o sócio-diretor da Wroi+Lúcida, Fábio Sayeg.

Sair da versão mobile