Ícone do site Jornal O Sul

Consumo brasileiro despencou 6,5% em 2015

“A ideia é dar briefing sobre o futuro em alimentos e bebidas, falar sobre o que vai impactar, inevitavelmente, nos negócios nesse segmento, nos próximos anos”, adianta o coordenador de Alimentos e Bebidas do Sebrae RS Roger Klafke, que também será o palestrante do evento. O evento pode ser acessado no link: https://goo.gl/EF3NkB. (Foto: Banco de Dados)

A demanda externa salvou o PIB (Produto Interno Bruto) de um tombo muito maior no ano passado. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o consumo brasileiro despencou 6,5%, enquanto a demanda internacional por produtos e serviços nacionais avançou 2,7% e diminuiu as perdas do PIB de 2015 para 3,80%.

O aumento na demanda externa no ano passado é explicado, principalmente, pela valorização do dólar em 48,6%, na segunda maior alta desde o início do Plano Real, em setembro de 1994, o que aumentou a atratividade dos produtos brasileiros.

Pior em 25 anos
A atividade econômica brasileira encolheu 3,80% em 2015. O resultado é o pior em 25 anos, quando a economia havia encolhido 4,35%, e a maior da nova série histórica do IBGE, iniciada em 1996. Em valores correntes, o PIB despencou para 5,9 trilhões de reais e o per capita ficou em 28.876 reais.

No quarto trimestre, a atividade econômica encolheu 5,90% em relação a igual período de 2014. O tombo é o maior para um trimestre na comparação anual desde o início da série histórica iniciada em 1996 e ficou ligeiramente abaixo da expectativa do mercado, de -6%.

Sair da versão mobile