Ícone do site Jornal O Sul

Contas do governo federal têm o pior resultado desde 1997

As contas do governo registraram nos nove primeiros meses deste ano um déficit primário – quando as despesas são maiores do que as receitas, sem contar os juros da dívida pública – de 20,93 bilhões de reais, informou a Secretaria do Tesouro Nacional nessa quinta-feira. Segundo o governo, este foi o pior resultado para este período desde o início da série histórica, em 1997.

Nos nove primeiros meses do ano passado, foi registrado um déficit de 15,71 bilhões de reais, conforme números do Tesouro Nacional. Até então, o pior desempenho para o período de janeiro a setembro havia ocorrido justamente em 2014.

O fraco desempenho das contas públicas acontece em um momento no qual a economia brasileira está em recessão, o que influencia, para baixo, a arrecadação do governo. De janeiro a setembro, a arrecadação teve o pior desempenho para este período desde 2010.

Por conta do resultado ruim das contas públicas neste ano, o Executivo anunciou, nesta semana, uma nova revisão da meta fiscal de 2015. A meta passou de um superávit, nas contas do governo, para um déficit fiscal de 51,8 bilhões de reais – o pior resultado da história. O governo admitiu que o valor do rombo poderá ser maior se for incluído o pagamento das chamadas “pedaladas fiscais” (dívidas da União com bancos públicos) e não se confirme a receita de 11 bilhões de reais prevista com o leilão de hidrelétricas. (AG)

Sair da versão mobile