Nesta quarta-feira (16), as Coordenadorias Regionais da Secretaria Estadual da Saúde (SES) receberam mais 62.470 doses da vacina de Oxford-Astrazeneca. As cotas já estão sendo encaminhadas aos respectivos municípios para completar o esquema de imunização em pessoas que receberam a primeira injeção há 12 semanas.
Os imunizantes foram transportados por veículos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) até a Pelotas (3ª Coordenadoria), Santa Maria (4ª), Caxias do Sul (5ª) e Passo Fundo (6ª). As demais unidades providenciaram a retirada de suas cargas em Porto Alegre.
Também houve a entrega de 130 unidades para aplicação de segunda dose aos moradores de comunidades quilombolas. As ampolas estavam reservadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na capital gaúcha.
Vacinação contra a gripe
Na mesma viagem foram distribuídas também as doses da vacina contra a gripe para a terceira fase da campanha, iniciada em 9 de junho.
A etapa atual da imunização contempla pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, setor portuário, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, sistema prisional. Também abrange e população carcerária.
Ainda foram distribuídos testes antígenos para diagnóstico da covid às Regiões do Estado escolhidas como áreas-piloto para o programa de ampliação do programa de testagem.
Recursos para hospitais
O governo do Rio Grande do Sul realizou o pagamento, nesta semana, de incentivos hospitalares no valor de R$ 68 milhões para mais de 200 instituições de saúde que prestam serviços por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, a verba é referente ao mês de maio, com recursos do Tesouro do Estado. Com isso, o governo gaúcho mantém a regularidade dos repasses ao setor – definida pelo Palácio Piratini como uma das prioridades da gestão atual desde o seu início, em 2018.
Doação de sangue
Parceria entre a SES e a empresa Otelio Consultoria, a campanha de “Doar é Viver” abre o seu cronograma nesta sexta-feira (18) no Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), localizada em Porto Alegre. Interessados em doar sangue podem se inscrever pelo site da campanha e, se necessário, declarar necessidade de transporte até o local da doação.
– 18 de junho – Porto Alegre;
– 21 de junho – Porto Alegre;
– 30 de junho – Caxias do Sul;
– 7 de julho – Alegrete;
– 14 de julho – Pelotas;
– 21 de julho – Cruz Alta;
– 28 de julho – Santa Maria;
– 4 de agosto – Santa Rosa;
– 11 de agosto – Passo Fundo.
Para esses locais e datas, a empresa parceira oferecerá transporte a quem se inscrever pelo site, conforme avaliação dos organizadores da campanha.
Os estoques de sangue estão críticos em todas as regiões do Estado, especialmente os tipos O+ e O-, conforme a coordenadora de captação do Hemorgs, Gesiane Ferreira Almansa. “Como atendemos a muitos hospitais, temos dificuldade de suprir a demanda por hemocomponentes, por causa da baixa oferta de candidatos a doação”, afirma.
A instituição atende a 42 hospitais da Região Metropolitana, dentre eles o Hospital de Pronto Socorro (HPS) e os hospitais com Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal. Atualmente, Porto Alegre recebe cerca de 30% a menos de doação do que o necessário. O ideal seriam 120 doações por dia, mas a média está em 70.
O atendimento aos doadores é feito com todo o cuidado e segurança, seguindo os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e demais órgãos sanitários competentes.
A ação foi lançada durante o chamado “Junho Vermelho”, em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho) e para sensibilizar a população gaúcha para a importância do gesto e aumentar adesão nos hemocentros.
Cada pessoa que for até um dos hemocentros durante o período da campanha ganhará uma semente da árvore moringa, representando a Árvore da Vida, simbologia bíblica para fecundidade e imortalidade.
(Marcello Campos)
