Ícone do site Jornal O Sul

Coreia do Norte divulga vídeo com suposto teste de míssil submarino

O míssil teria sido desenvolvido por iniciativa pessoal do comandante supremo do Exército Popular coreano, Kim Jong-un. (Foto: reprodução)

Três dias após ter supostamente testado uma bomba de hidrogênio, a Coreia do Norte divulgou um vídeo de um teste de míssil balístico submarino. “O míssil foi desenvolvido por iniciativa pessoal do comandante supremo do Exército Popular coreano, Kim Jong-un”, anunciou a agência oficial KCNA. Segundo a agência de notícias, o míssil reúne “a mais moderna tecnologia científica e militar”. Não há informações disponíveis sobre o suposto alcance do míssil.

Há poucas dúvidas sobre a existência do programa de mísseis norte-coreano, mas os especialistas divergem sobre o nível em que ele está. Estimativas de especialistas militares e de centros de estudo indicam que a arma mais potente possivelmente pronta para uso seria capaz de viajar uma distância de 5 mil quilômetros. No entanto, o Pentágono, que já havia posto em dúvida a capacidade da bomba miniaturizada supostamente testada no dia 6, alerta que são estimativas sem comprovação.

O anúncio do lançamento do míssil ocorre um dia após Pyongyang advertir que sua Marinha está disposta a abrir fogo contra navios sul-coreanos que entrem em suas águas territoriais. Os dois países ainda estão, tecnicamente, em guerra. (Folhapress)

Sair da versão mobile