Ícone do site Jornal O Sul

Coreia do Sul confirma 15 casos do coronavirus MERS

Sintomas da doença são semelhantes aos da gripe. (Foto: Reprodução)

As autoridades de saúde da Coreia do Sul confirmaram neste domingo (31) 15 novos casos de infecção pelo coronavírus MERS e advertiram que os próximos dias serão “críticos” para conter a epidemia.

Infecções decorrem de um homem de 68 anos que foi diagnosticado em 20 de maio, duas semanas após seu retorno de uma viagem ao Oriente Médio durante a qual visitou a Arábia Saudita, o principal foco da doença.

As outras 14 pessoas infectadas são seus parentes ou estiveram em contato com ele. As autoridades também examinaram dezenas de pessoas que tiveram contato com o homem e 129 foram colocadas em isolamento.

O coronavírus MERS é considerado um parente mais mortal, mas menos contagioso do vírus que causa a Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave), que em 2003 deixou 800 mortos em todo o mundo.

Ambos os vírus causam uma infecção dos pulmões, febre, tosse e dificuldades respiratórias. Ao contrário do Sars, o coronavírus provoca falha renal e não tem qualquer tratamento preventivo. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 36% dos pacientes afetados morreram. (AG)

Sair da versão mobile