Ícone do site Jornal O Sul

Coreia do Sul é o país mais conectado do mundo; Brasil está na 61ª posição

Brasil subiu 12 posições em relação ao levantamento feito em 2010. (Foto: Heikki Saukkomaa/Reuters)

O Brasil é o 61º país mais conectado do mundo, atrás de nações como Eslovênia, Grécia, Kuwait, Sérvia e Cazaquistão, segundo o relatório de 2015 da UIT (União Internacional das Telecomunicações), que mede o grau de desenvolvimento da sociedade da informação. Apesar de ainda estar bem atrás, o Brasil subiu 12 posições em relação ao levantamento feito em 2010. A Coreia do Sul é a primeira da lista dos conectados, seguida pela Dinamarca e pela Islândia.

O ranking tem por base um índice de desenvolvimento da TIC (tecnologia informática e de telecomunicações). O índice, calculado pela UIT, classifica os países de acordo com seu nível de acesso às TIC (internet, telefone, telefone móvel), seu uso e as suas competências.

Segundo o relatório, 3,2 bilhões de pessoas estão conectadas, ou 43,4% da população mundial – enquanto isso, o número de usuários de celular atingiu quase 7,1 bilhões em todo o mundo, com mais de 95% da população servida por um sinal de telefone desse tipo. Em 2020, a UIT calcula que 56% dos lares em todo o mundo terão acesso à internet. Porém, o número de utilizadores da internet somente deve representar 53% da população mundial. (AFP)

Sair da versão mobile