Ícone do site Jornal O Sul

Coreia do Norte testa artilharia de longo alcance em comemoração militar

Militares participam de celebração pelo 85º aniversário do Exército norte-coreano (Foto: Kyodo/via Reuters)

A Coreia do Norte realizou nesta terça-feira (25) um grande exercício militar perto da cidade de Wonsan, no Leste do país, em comemoração ao 85º aniversário da fundação do seu Exército, segundo fontes do governo da Coreia do Sul.

O líder norte-coreano Kim Jong-un teria participado das manobras, onde foi testada artilharia de longo alcance. Fontes da agência Yonhap dizem que foi “o maior exercício de tiros” até agora. Especialistas acreditavam que o país poderia realizar um teste nuclear ou o lançamento de um míssil balístico aproveitando a ocasião. Mas, nas últimas horas, não foi detectado nenhum teste do tipo. “Nenhum desenvolvimento fora do comum foi detectado”, afirmou o Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

Os exercícios coincidiram com a chegada de um submarino americano com mísseis guiados à Coreia do Sul e com a reunião de diplomatas de Washington, Tóquio e Seul no Japão para discutir a crescente ameaça dos programa de mísseis e armas nucleares da Coreia do Norte.

A Coreia do Norte disse na segunda-feira (24) que reforçará suas “medidas nucleares de auto-defesa”, após a ordem de Washington de enviar para a península coreana o porta-aviões Carl Vinson, em resposta ao lançamento de um míssil norte-coreano no início do mês.

As Forças Armadas da Coreia do Norte “responderão com golpes mortais” e resistirão a “qualquer tentativa de guerra total com um ataque nuclear sem piedade”, disse o regime. (AG)

Sair da versão mobile