Ícone do site Jornal O Sul

O Rio Grande do Sul já registra 45 mortes por coronavírus

Novos óbitos aproximam Passo Fundo do topo do ranking de casos fatais no Estado. (Foto: EBC)

O registro de mais três mortes por coronavírus ampliou para 45 o número casos fatais da doença no no Rio Grande do Sul, conforme boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria Estadual da Saúde) nesta segunda-feira (27). E mais uma vez as vítimas são idosas: uma mulher de 84 anos que morreu em Lajeado (Vale do Taquari), outra de 83 anos e um homem de 84, ambos residentes em Passo Fundo (Região Norte).

Com isso, Passo Fundo se manteve em segundo lugar no ranking de óbitos por Covid-19, com 11 perdas. Mas se aproximou do topo da lista, ocupado por Porto Alegre, que acumula 14 ocorrências fatais. Ao todo, já são 1.256 diagnósticos positivos para a doença desde a primeira confirmação, em 10 de março – destes, 730 (58%) estão curados, ou seja, sem sintomas há pelo menos 14 dias.

Os dois óbitos de Passo Fundo abrangem uma idosa de 83 anos, que tinha doença cardiovascular crônica e estava no Hospital de Clínicas da cidade, onde faleceu nesta segunda-feira, e um idoso de 84 anos, que tinha doença neurológica crônica e estava no Hospital São Vicente de Paulo – o óbito ocorreu no domingo.

Já o falecimento em Lajeado teve como vítima uma idosa de 84 anos. Ela sofria de problemas crônicos de saúde como doença cardiovascular e diabetes e estava internada no Hospital Bruno Born, onde não resistiu, morrendo nesta segunda-feira.

Novas cidades

A atualização da estatística pela SES mostra que o mapa gaúcho do coronavírus já abrange 129 municípios. Dos 28 novos casos positivos informados nesta segunda-feira, três estão localizados em cidades que ainda constavam na lista: Colinas, Derrubadas e Horizontina. Já os demais são de Pelotas (7), Cachoeirinha (5), Lajeado (5), Nova Prata (2), Caxias do Sul, Garibaldi, Maratá, Passo Fundo, Tramandaí e Arroio do Meio.

Durante a manhã de segunda haviam sido registradas quatro novas fatalidades em relação ao domingo (26): duas em Porto Alegre, outras duas em Passo Fundo, justamente as cidades mais afetadas pela pandemia no Estado. O total de diagnósticos era de 1.228 até então.

As duas mortes de Passo Fundo, no Norte do Estado, já haviam sido contabilizadas pela prefeitura. A primeira vítima foi um homem de 65 anos, com histórico de doença cardiovascular, que havia falecido na sexta-feira. A outra, uma mulher de 70 anos com hipertensão e diabetes. O óbito ocorreu domingo. Ambos estavam internados no Hospital de Clínicas da cidade.

Os casos de Porto Alegre foram de dois homens. Ambos faleceram no domingo. Um tinha 75 anos e não tinha registro de comorbidades. Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento. A outra vítima do sexo masculino é um idoso, de 86 anos, que era cardiopata e estava internado no Hospital Porto Alegre.

Novos leitos em Santa Maria

Nesta segunda-feira (27) foram entregues dez novos leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) e 30 de internação clínica no Hospital Regional de Santa Maria, no município da Região Central.

Os leitos completamente equipados estarão disponíveis para receber pacientes a partir de terça-feira (28) e, neste momento, serão exclusivos para tratamento de casos de Covid-19.

“É um grande reforço, previsto no nosso plano de contingência, para o enfrentamento ao coronavírus no Estado. Agradeço a mobilização da comunidade, que tornou possível essa inauguração antes do prazo previsto, e o esforço da Secretaria da Saúde”, ressaltou o governador Eduardo Leite durante visita ao local nesta segunda, acompanhado da secretária da Saúde, Arita Bergmann, do superintendente da FUC (Fundação Universitária de Cardiologia), Rogério Pires, e do prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile