Ícone do site Jornal O Sul

Coronavírus e estiagem são tema de reunião com secretários na Casa Civil

Reunião na Casa Civil discutiu ações adotadas pelas secretarias para enfrentamento dos problemas. (Foto: Nabor Goulart/Casa Civil)

Dando sequência aos assuntos que foram abordados durante encontro do governador Eduardo Leite com as bancadas estaduais e federal gaúcha na segunda-feira (09), uma nova reunião foi realizada com a equipe de governo no gabinete da Casa Civil.

Entre os problemas que mais preocupam os parlamentares está o coronavírus, porque nos estados do Sul ocorrem muitos casos de gripe durante o inverno. De acordo com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o plano de contingência estadual começou antes mesmo de a doença se alastrar no país.

“Temos uma estrutura pronta, com fases elaboradas conforme a evolução do problema. No momento, estamos na fase de contenção para evitar a circulação do vírus pelo Estado”, disse. Arita destacou que os municípios, o Estado e a União já estão trabalhando de forma conjunta, e uma das ações previstas será a antecipação da vacinação contra a gripe H1N1.

A secretária citou outras medidas tomadas: instalação do COE (Centro de Operações de Emergências) para investigar, manejar e notificar casos potencialmente suspeitos da infecção; definição de unidades de referência nos municípios para casos suspeitos; capacitação de profissionais nas coordenadorias Regionais de Saúde; criação de um site com informações sobre o vírus; criação de leitos de retaguarda no HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre) para atendimento de possíveis casos, assim como em outras instituições que são referências regionais; e envio para escolas e presídios de um guia com orientações.

Outro problema de grande relevância emergencial para o Estado é a estiagem, que afeta diretamente a agricultura, a alimentação de animais, o abastecimento de água e a economia. No encontro, o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, propôs o envio para o Ministério da Agricultura de uma pauta única de reivindicações.

O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Júlio César Rocha Lopes, afirmou que, para a contenção desse problema, o governador autorizou a compra de reservatórios de água com capacidade para 500 litros cada.

Com isso, a Defesa Civil definirá os municípios que serão beneficiados com os equipamentos. “Acima do impacto econômico, temos uma questão humanitária e devemos focar nos municípios precários que requerem maior atenção”, afirmou Lopes.

Diferentes ações relativas aos dois temas seguem sendo rotina nas secretarias do Estado, de maneira que a situação seja o menos precária possível. O secretário-chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, destacou a agilidade do encontro e a disposição dos titulares das pastas. Além disso, orientou que soluções sejam apresentadas ao grupo de parlamentares que integram as bancadas estadual e federal.

 

Sair da versão mobile