Ícone do site Jornal O Sul

Coronavírus: rainha Elizabeth cancela comemoração de seu aniversário pelo segundo ano

Monarca tem o reinado mais longo da história do Reino Unido. (Foto: Divulgação/The Royal Family)

A rainha Elizabeth II cancelou mais uma vez o Trooping the Colour, o evento de comemoração a seu aniversário – ela completará 95 anos. A celebração tradicional, que passa pelo centro de Londres, foi adiada novamente devido à pandemia de coronavírus, segundo o Palácio de Buckingham.

“Após consulta ao Governo e outras partes relevantes, foi acordado que a Parada Oficial do Aniversário da Rainha, também conhecida como Trooping the Color, não acontecerá este ano em sua forma tradicional no centro de Londres. Opções para um desfile alternativo, no quadrilátero do Castelo de Windsor, estão sendo cogitadas ”, disse o Palácio em nota sobre o evento que aconteceu na primeira quinzena de junho – o aniversário de Elizabeth II é dia 21 de abril.

Entenda

Apesar da data de nascimento da rainha Elizabeth ser 21 de abril, a cerimônia da Trooping the Colour é uma tradição da infantaria britânica quando a bandeira (“colours”) de um batalhão do exército era mostrada às tropas (“trooped”) para que os soldados a reconhecessem nos campos de batalha.

A festa passou a ser adotada por reis e rainhas desde 1748, por decisão do rei Edward VII, que não queria comemorar seu aniversário em novembro por ser muito frio, e, apesar de não ter uma data certa, ocorre sempre na primeira quinzena de junho.

O roteiro é fixo: a soberana sai do Palácio de Buckingham pouco depois das 9h e acompanhada por soldados de seus batalhão pessoal vai até a área conhecida Horse Guards Parade para a cerimônia, onde a rainha Elizabeth é saudada e depois passa em revista as tropas. Depois ela volta ao palácio, onde da varanda vê com a família uma exibição da Força Aérea Real.

Sair da versão mobile