Ícone do site Jornal O Sul

Sob aplausos, corpo do ator Domingos Montagner é sepultado em São Paulo

Velório foi encerrado pouco antes das 11h deste sábado. (Foto: Reprodução/Facebook)

O corpo do ator Domingos Montagner foi enterrado sob aplausos, por volta das 11h40min deste sábado (17), na Zona Leste de São Paulo. Mais cedo, familiares e parentes participaram do velório em um teatro, em uma cerimônia que durou cerca de quatro horas e que foi aberta apenas para convidados. O ator morreu afogado na quinta-feira (15) em Canindé de São Francisco (SE).

Corpo de Domingos Montagner chega para ser
velado, em São Paulo (Foto:Thiago Duran/Agnews)

A mulher de Montagner, Luciana Lima, acompanhou o velório e o enterro sem os três filhos do casal, que preferiram não comparecer. Durante toda a manhã, amigos do elenco da novela “Velho Chico”, em ele que atuava, e do circo, fizeram homenagens ao ator.

Luciana Lima, viúva, no momento em que chegou ao velório. (Foto: Reprodução)

A atriz Dira Paes disse que o ator era uma “pessoa que carinhosamente virava o líder do espaço”. Tiago Abravanel comentou que Montagner era uma pessoa “simples e amorosa” e a atriz Ingrid Guimarães afirmou que o ator era grato à vida. Também compareceram atores como Marcos Palmeira e Antonio Fagundes.

O corpo do ator chegou ao teatro para ser velado por volta das 7h. Na sexta-feira (16), o traslado foi feito de Aracajú para Jundiaí. Do lado de fora do teatro e também do cemitério, fãs vestidos de branco se aglomeraram e fizeram orações por Montagner.

 

Camila Pitanga no velório de Domingos Montagner. (Foto: Thiago Duran/ Ag. News)

Família

Em mensagem publicada no perfil oficial do ator no Facebook, a família de Domingos Montagner agradeceu na sexta-feira (16) “as manifestações de carinho, apoio e solidariedade que tem recebido de todos e busca reunir a força necessária para atravessar – com serenidade e discrição – este momento difícil, íntimo e delicado ao lado dos amigos e familiares”.

Montagner morreu na tarde de quinta-feira após desaparecer nas águas do Rio São Francisco, onde foi arrastado pela correnteza. O ator tinha 54 anos e interpretava Santo em “Velho Chico”, novela da TV Globo.

O diretor do IML de Sergipe, José Aparecido Cardoso, informou que o resultado da necropsia apontou que Montagner morreu por asfixia mecânica provocada por afogamento. “Nós encontramos algumas lesões superficiais e a causa da morte foi constatada por afogamento”, afirmou. O laudo descartou que o ator tenha sentido algum mal-estar antes da tragédia. Ele deixa a mulher, Luciana Lima, e três filhos.

Perfil

O ator paulistano começou sua carreira artística trabalhando no teatro e em circos. Ele atuou em 13 programas de TV, entre séries e novelas, além de nove filmes. Entre os papéis de destaque estão o Capitão Herculano Araújo de “Cordel Encantado” (2011) e o presidente Paulo Ventura de “O Brado Retumbante” (2012), seu primeiro protagonista.

Ele também chamou atenção como o Zyah de “Salve Jorge” (2012) e o João Miguel de “Sete Vidas (2015)”. Montagner contou, em seu site oficial, que iniciou sua carreira no teatro, através do curso de interpretação de Myriam Muniz, e no Circo Escola Picadeiro.

Em 1997, formou o Grupo La Mínima, com Fernando Sampaio. A Noite dos Palhaços Mudos, de 2008, lhe rendeu o Prêmio Shell de Melhor Ator.

Em 2003, criou o Circo Zanni, do qual foi diretor artístico. O primeiro papel na TV foi no seriado “Mothern” (2006), do GNT, canal da TV por assinatura. A estreia na Globo foi também em seriados: “Força Tarefa”, “A Cura” e “Divã”. A primeira novela, “Cordel Encantado”, foi em 2011. No ano seguinte, estreou no cinema, com uma participação no longa “Gonzaga – de Pai Pra Filho”, de Breno Silveira.

Em entrevista a Ana Maria Braga no “Mais Você”, exibida pela TV Globo no último dia 7 de setembro, Domingos falou sobre as cenas gravadas no Rio São Francisco. “Quando você chega no primeiro dia de gravação e dá um mergulho, está batizado para o resto da vida. O sertão é um lugar incrível e precisa ser conhecido”, disse Montagner.

Sair da versão mobile