Ícone do site Jornal O Sul

Corpo do príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, é colocado no jazigo da família real britânica

Rainha e outros familiares acompanharam a cerimônia de despedida de Philip. (Foto: Reprodução)

O funeral do príncipe Philip, que morreu no dia 9 deste mês aos 99 anos, foi realizado neste sábado (17) no Reino Unido. A mulher de Philip, a rainha Elizabeth II, e seus netos, inclusive o príncipe Harry, acompanharam a despedida.

O corpo do duque de Edimburgo foi levado para a cripta real. Antes, ele foi velado na Capela de São Jorge, dentro do Castelo de Windsor, onde Philip morava com a rainha.

Por conta da pandemia de Covid-19, apenas 30 pessoas puderam comparecer à Capela de São Jorge. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, já havia antecipado que não participaria do funeral para que mais familiares pudessem acompanhar a despedida presencialmente.

Além da rainha, que viveu ao lado de Philip por mais de 70 anos, quatro dos sucessores diretos ao trono participaram da despedida: os príncipe Charles, William, Harry e Andrew. O príncipe George, filho de William, e seus irmãos, princesa Charlotte e príncipe Louis, não compareceram à cerimônia.

Meghan Markle, esposa de Harry, não esteve presente. Ela ficou nos EUA por recomendações médicas. A esposa de Harry está grávida do segundo filho do casal.

Segundo os protocolos sanitários, os convidados tiveram que manter distanciamento durante a cerimônia e usar máscaras de proteção. O Palácio de Buckingham pediu aos britânicos que não tentassem se aproximar do Castelo de Windsor, próximo a Londres, para evitar aglomerações.

Sair da versão mobile