Ícone do site Jornal O Sul

Professores estaduais decidem voltar ao trabalho após assembleia tumultuada

Assembleia da categoria foi encerrada sob protestos dos presentes que queriam seguir em estado de greve. (Foto: Cpers/divulgação)

Em assembleia realizada na tarde de sexta-feira, os professores da rede estadual gaúcha decidiram encerrar a greve da categoria que, assim como os da área da segurança pública, vinha desde o dia 31 de agosto. As aulas nas escolas devem ser retomadas na segunda-feira.

A assembleia, realizada na casa de eventos Pepsi On Stage, na Zona Norte de Porto Alegre, foi encerrada sob protestos dos presentes que queriam manter a paralisação, iniciada em resposta ao parcelamento de salários do funcionalismo feito pelo governo do Estado. Conforme estimativas do Cpers, quase 3 mil professores associados participaram do lado de dentro, enquanto outros 500 acompanharam do lado de fora, por meio de um telão.

De acordo com a presidente do Cpers, Helenir Schürer, a votação a favor do fim da greve ficou clara principalmente pelo resultado dos professores do lado de fora do local, ainda que o resultado do lado de dentro tenha ficado bastante dividido. Helenir destacou que apenas na terça-feira haverá paralisação a fim de acompanhar votações de projetos na Assembleia Legislativa.

“O relato que recebemos dos nossos núcleos foi o de que a ampla maioria da nossa categoria quer a suspensão da greve e a retomada das mobilizações em dias de votação na Assembleia e caso o governo volte a parcelar os salários. A unidade construída através do movimento unificado é uma grande conquista, é histórica”, observou Helenir.

Sair da versão mobile