Ícone do site Jornal O Sul

CPI que investiga fraude na Receita Federal convoca executivos de grandes empresas

Quadrilha que atuava no Carf pode ter gerado um prejuízo de 19 bilhões de reais ao Fisco (Foto: André Dusek/AE)

A CPI do Senado que apura suspeitas de manipulação de julgamentos realizados pelo Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) aprovou nesta terça-feira (13) a convocação de ex-conselheiros do órgão e de empresários investigados pela Operação Zelotes, da PF (Polícia Federal).

Entre os convocados estão o presidente da Confederação Nacional do Comércio, Antônio José Domingues de Oliveira Santos; o presidente da diretoria-executiva do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer; o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Moan; e o vice-presidente do Santander Brasil, Marcos Madureira. A comissão também aprovou a convocação de dirigentes da Ford Motor Company Brasil e da MMC Automotores do Brasil – Mitsubishi Motors, sem especificar os nomes dos executivos.

A Operação Zelotes apura suspeita de pagamento de propina para integrantes do Carf com o objetivo de anular ou reduzir débitos tributários com a Receita Federal. De acordo com a PF, são alvos da investigação ao menos 70 empresas, 15 escritórios de advocacia ou consultoria e 24 pessoas, entre as quais conselheiros e ex-conselheiros do Carf. De acordo com as investigações, a quadrilha que atuava no Carf pode ter gerado um prejuízo de 19 bilhões de reais à Receita. (AG)

 

Sair da versão mobile