Ícone do site Jornal O Sul

Crédito para financiamento de veículos cai 7,3% em 12 meses

Para novas contratações, a retração para essa linha de financiamento foi de 8,3% no primeiro semestre de 2015. (Foto: Daniel Castellano/AE)

O estoque de créditos contratados para aquisição de veículos caiu 7,3% no acumulado em 12 meses até junho, de acordo com os dados divulgados pelo BC (Banco Central) na quinta-feira. Considerando somente os primeiros seis meses do ano, a queda registrada foi de 6,1%.

Para novas contratações, a retração para essa linha de financiamento foi de 8,3% no primeiro semestre de 2015, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados demonstram que o ciclo de alta de juros promovido pela autoridade monetária desde outubro de 2014 impactou fortemente o financiamento de carros no País.

Outro setor que manifesta sinais de contração é o de crédito imobiliário. Nos primeiros seis meses de 2015, a retração das concessões para aquisição de imóveis é de 3,2%. Em junho, foram concedidos 8,8 bilhões de reais, ante 11,3 bilhões de reais no mesmo mês de 2014.

O estoque de crédito imobiliário também mostra arrefecimento. Em 12 meses, o total de dinheiro emprestado para a compra da casa própria cresceu 23,3%. No ano passado, em igual período, esse aumento era de 28%.

Conforme o chefe do departamento econômico do BC, Tulio Maciel, mudanças nas regras de concessão de crédito e o percentual menor de financiamento das unidades habitacionais proposto pelos bancos explicam o atual cenário.

O saldo das contratações de crédito por parte de empresas que recorreram ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) igualmente registrou queda em junho, de 0,3%. Em 12 meses, a expansão também teve diminuição: até junho o crescimento foi de 14,1%, ante os 14,9% registrados até maio. As concessões de novos créditos recuaram 21,2% no ano. (Folhapress)

Sair da versão mobile