Ícone do site Jornal O Sul

Cresce a procura por agiotas, diz índice de pesquisa no Google

Uma pesquisa mostrou como é fácil conseguir contato com um agiota pela internet. (Foto: Marcos Cunha/Agência Freelancer)

O interesse do brasileiro pelo termo “agiota” disparou nos últimos três anos. É o que mostra o Índice de Volume de Dados do Google Trends, que passou do patamar 56, em janeiro de 2013, para 100, este mês – alta de 78,5%. Os dados indicam um comportamento preocupante do consumidor brasileiro: superendividado e sem acesso ao crédito oferecido pelas instituições financeiras, ele acaba recorrendo ao empréstimo rápido, mas com juros extorsivos.

Uma pesquisa mostrou como é fácil conseguir contato com um agiota pela internet: a partir de um fórum, a reportagem contatou dois deles, pedindo a cada um 2 mil reais. O primeiro respondeu que o empréstimo seria pago com uma entrada de 177,78 reais, mais 17 parcelas do mesmo valor. Os juros, neste caso, seriam de 6,3% ao mês. O outro exigiu o pagamento de 12 parcelas de 169,39 reais, mais uma “taxa” de 75 dólares (307 reais) para a aprovação do crédito.

Índice de volume
O índice de volume de dados do Google não se refere a buscas em números absolutos, mas em porções. Ele atinge 100 quando o termo for objeto de procura da maioria de cada 10% das pesquisas no Google. (AG)

Sair da versão mobile