Ícone do site Jornal O Sul

Criada por Cunha, CPI do BNDES mira em Lula

Lula é alvo de três pedidos de convocação para prestar depoimento na comissão. (Foto: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress)

Os primeiros requerimentos apresentados na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) da Câmara dos Deputados apontam que o foco da comissão deverá ser as atividades do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A comissão foi instalada na quinta-feira, após o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciar rompimento com o governo da presidenta Dilma Rousseff. Ele é investigado pela força-tarefa da Operação Lava-Jato.
Lula é alvo de três pedidos de convocação para prestar depoimento na comissão. Apresentados pelos deputados Raul Jungmann (PPS-PE), Cristiane Brasil (PTB-RS) e Carlos Melles (DEM-MG), os pedidos partem da suspeita de que o ex-presidente, por meio do Instituto Lula, atuou no exterior como lobista de grandes empresas beneficiárias de empréstimos do BNDES.
Ao negar a acusação, a entidade afirmou que o petista jamais atuou como lobista, nunca foi de conselho ou diretor de empresa e não foi contratado para consultorias.
Segundo a instituição, o que o ex-presidente fez foi defender interesses de várias empresas e do próprio País no exterior, além de ter dado palestras.
Além disso, há requerimentos de pedidos de informações sobre contratos do BNDES no Brasil e no exterior entre os anos de 2003 e 2015, que abrangem os governos de Lula e sua sucessora, Dilma. Os 71 requerimentos apresentados até a noite de sexta-feira serão colocados em votação na próxima sessão, marcada para terça-feira.
O presidente da comissão, deputado Marcos Rotta (PMDB-AM), afirmou que os documentos serão apreciados por ordem de registro. (AE)

Sair da versão mobile