Ícone do site Jornal O Sul

Criado acessório para proteger o seu iPhone de espionagem

Produto ainda não tem data para chegar ao mercado. (Crédito: Reprodução)

O ex-agente da NSA (Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, na sigla em inglês), Edward Snowden, está desenvolvendo um acessório para tornar mais segura as comunicações em smartphones. Trate-se de uma capa protetora – parecida com uma bateria externa – projetada para monitorar os sinais enviados e recebidos pela antena do iPhone. O produto ainda é apenas um projeto e não tem data para chegar ao mercado.

Em uma videoconferência, o ex-agente exilado na Rússia mostrou o acessório no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos. O produto está sendo elaborado com a ajuda do engenheiro elétrico especializado em desenvolvimento de hardware Andrew “Bunnie” Huang, conhecido por identificar vulnerabilidades de segurança em cartões micro SD.

O aparelho se conecta no smartphone por meio da entrada do chip da operadora, enquanto o dispositivo é colocado na própria estrutura do acessório. Segundo Snowden, o sistema de espionagem do governo ainda seria capaz de rastrear sinais de GPS ou ligar o microfone para funcionar como uma escuta, mesmo com o aparelho em modo avião ou desligado. Porém, os usuários do novo equipamento poderão receber alertas se alguma atividade suspeita for detectada. O aparelho é voltado para potenciais alvos de espionagem do governo, como jornalistas em regiões de conflito e insurgentes rebeldes. “Um bom jornalista no lugar certo no momento certo pode mudar a história. Isso faz dele um alvo”, disse.


“Kryptonita.”

Sem dúvidas, o ex-agente é um dos mais interessados no desenvolvimento do aparelho. Em entrevista à revista Wired, ele disse que não utiliza um smartphone desde que tornou públicos detalhes sobre o programa de espionagem dos Estados Unidos. “Os dispositivos sem fio são uma espécie de kryptonita para mim”, brincou. Para evitar que sua localização seja descoberta, Snowden mantém apenas contato pessoal com repórteres e pede que eles deixem o celular na geladeira para bloquear os sinais de rádio.

Sair da versão mobile