Ícone do site Jornal O Sul

Crise econômica reduz voos para o exterior

A quantidade de sintomas físicos e emocionais que as pessoas sentem quando pegam um avião é que define o grau de aerofobia, segundo especialistas (Foto: Banco de Dados)

A recessão da economia, que atingiu o poder de compra dos viajantes brasileiros, levou a aviação comercial a perder quase 1.500 voos do Brasil para o exterior entre 2013 e 2016.

O País fechou o ano passado com quase 63 mil decolagens depois que as companhias aéreas brasileiras e estrangeiras foram obrigadas a diminuir sua oferta de assentos para se readequar à demanda retraída. O ajuste, no entanto, não foi uniforme porque nem todos os destinos sofreram com a mesma intensidade.

Uma das viagens preferidas pelos brasileiros, os Estados Unidos tiveram uma redução de cerca de 15% no número de decolagens realizadas no período a partir do Brasil, para pouco mais de 11 mil voos, segundo levantamento feito com base em dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Já para a Europa, a redução do número de voos internacionais foi menos drástica, de apenas 2% nos últimos três anos, permanecendo em torno de 12 mil em 2016. (Folhapress)

 

Sair da versão mobile